A influência do afastamento da atividade aérea no desempenho do piloto de F-5M
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2018.31.481Palavras-chave:
Afastamento, Atividade aérea, Desempenho, F-5MResumo
Este artigo científico propõe avaliar em que medida o afastamento acima de 90 dias influencia no desempenho de pilotos experientes da aeronave F-5M nas missões de combate aéreo visual. Como base teórica, foram utilizados os estudos de Mager e Pipe (1979) sobre problemas de desempenho e Stillon (1999) acerca de habilidades de pilotos de caça na USAF. Dessa forma, foram identificadas nas pesquisas de Fórneas (2015) quais as habilidades necessárias ao piloto de F-5M nas missões de WVR. Posteriormente, a fim de identificar quais habilidades são afetadas quando o piloto de F-5M fica afastado por mais de 90 dias das missões de WVR, foi encaminhado um questionário de cinco pontos na escala de Likert (1932) a 39 pilotos de três Esquadrões de F-5M da FAB que ficaram mais de 90 dias sem voar esse tipo de missão nos anos de 2016 e 2017. A degradação das habilidades foi analisada de duas maneiras: em conjunto e separadas por habilidades gerais e ar-ar (BIGELOW et al., 2003). Igualmente, os pilotos foram analisados em grupo e separados por níveis de experiência. Os resultados indicaram a necessidade do estabelecimento de novos limites para a periodicidade do treinamento. Dessa forma, as conclusões obtidas por este trabalho servirão de embasamento para decisões futuras acerca do treinamento de pilotos de caça e da consequente manutenção das habilidades obtidas nas formações iniciais, sendo útil inclusive à formulação do programa de treinamento do F-39 - Gripen.
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