Revisão dos principais guidelines publicados de validação transcultural para a tradução, adaptação e validação de questionários

Autores

  • Thaís de Albuquerque Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, CINDACTA II, Curitiba, PR, Brasil
  • Helder Guerra de Resende Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional, PPGDHO, Universidade da Força Aérea, UNIFA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Guilherme Eugênio Van Keulen Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional, PPGDHO, Universidade da Força Aérea, UNIFA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Vinicius de Oliveira Damasceno Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional, PPGDHO, Universidade da Força Aérea, UNIFA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/rev.unifa.2025.38.811

Palavras-chave:

Comparação transcultural, Estudos de validação, Questionários

Resumo

As queixas musculoesqueléticas, como dor, incômodo, desconforto, rigidez, formigamento ou dormência, são comuns e têm alta prevalência global e estão associadas à redução do desemprenho profissional, resultando em absenteísmo e declínio da qualidade de vida. Tal impacto afeta, especialmente, pilotos militares de aeronaves de combate e helicópteros de rotor, devido à exposição prolongada a condições de voo que causam fadiga muscular e aumentam o risco de lesões da coluna. A monitorização dessas queixas em aviadores das Forças Armadas é complexa, havendo carência de ferramentas de vigilância confiáveis para esse registro.  O questionário “University of Canberra Fast Jet Aircrew Musculoskeletal Questionnaire” (UC-FJAMQ), criado para pilotos de caça da Força Aérea Australiana foi desenvolvido para identificar queixas em pilotos de caça da Força Aérea Australiana, apresentando  validade e sólida robustez psicométrica, superando métodos convencionais de vigilância de lesões. Tal instrumento foi escolhido para ser adaptado transculturalmente para pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB). O presente estudo objetiva revisar artigos de guidelines sobre adaptação transcultural de questionários e abordar semelhanças e controvérsias de diferentes etapas desse processo. A metodologia incluiu busca em bases de dados MEDLINE, LILACS, SciELO e Google Scholar, usando como descritores “cross-cultural” AND “adaptation OR translation OR validation” AND “instruments OR questionnaires” AND “guideline”. Foram identificados 150 artigos e selecionados três guidelines para adaptação transcultural de instrumentos: Beaton et al. (2000), Reichenheim e Moraes (2007) e Sousa e Rojjanasrirat (2011). As diretrizes mostram semelhanças, mas diferem em aspectos específicos, como discussões com especialistas e população alvo para garantir equivalência.

Biografia do Autor

  • Thaís de Albuquerque, Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, CINDACTA II, Curitiba, PR, Brasil

    Possui  graduação em Medicina pela Universidade  Federal Fluminense (2017),  especialização em Medicina da Família e Comunidade (2020) e  Clínica Médica (2022). Curso de Formação de Militares Oficiais de Carreira do Quadro de Oficiais Médicos do CAMAR em 2022. Curso de Medicina Aeroespacial pelo Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE) em 2022. Atualmente cursa o Programa de Pós-Graduação de Mestrado em  Desempenho Humano Operacional (PPGDHO) pela Universidade da Força Aérea (UNIFA). Atualmente é Oficial Adjunto à Seção de Medicina do CINDACTA II. 

     

  • Helder Guerra de Resende, Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional, PPGDHO, Universidade da Força Aérea, UNIFA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Atual vínculo profissional e acadêmico: Professor Associado III da Universidade da Força Aérea, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Desempenho Humano Operacional (PPGDHO), em nível de mestrado, na modalidade profissional. Integrante da Comissão de Coordenação do PPGDHO; Formação acadêmica: Graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1978); Especialização em Fundamentos 
    da Educação (1979) e Mestrado em Educação (1985) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Livre-Docente/Doutorado em Didática da Educação Física (1992) pela Universidade Gama Filho. Atuações profissionais relevantes: Professor Titular e Vice-Reitor Acadêmico da Universidade Castelo Branco, tendo exercido também o cargo de Vice-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Professor Titular da Universidade Gama Filho, tendo exercido os cargos de Diretor do Departamento de Educação Física e de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física; Representante Adjunto da Área de Educação Física / 
    Fisioterapia / Fonoaudiologia da CAPES.

  • Guilherme Eugênio Van Keulen, Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional, PPGDHO, Universidade da Força Aérea, UNIFA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

     Possui graduação em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal de Juiz de Fora - MG (1992), especialização em Treinamento Desportivo pela Universidade Gama Filho - RJ (1994), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2009), doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2017), pós-doutorado pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2022). É professor efetivo do Programa de Pós-graduação em Desempenho Humano Operacional (PPGDHO) da Universidade da Força Aérea (UNIFA).

  • Vinicius de Oliveira Damasceno, Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional, PPGDHO, Universidade da Força Aérea, UNIFA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Possui graduação em Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001), Especialização em Fisiologia e Avaliação Morfofuncional pela Universidade Gama Filho (2002), Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2004) e Doutorado em Saúde da Criança e Adolescente, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Professor orientador o Programa de Pós Graduação de Mestrado em  Desempenho Humano Operacional (PPGDHO) pela Universidade da Força Aérea (UNIFA).

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Publicado

2025-03-05

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Revisão dos principais guidelines publicados de validação transcultural para a tradução, adaptação e validação de questionários. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 38, p. 1–21, 2025. DOI: 10.22480/rev.unifa.2025.38.811. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/811.. Acesso em: 11 mar. 2025.

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