Sobre a Revista

A Revista da UNIFA é uma publicação em fluxo contíno da Universidade da Força Aérea, dedicada aos estudos do Poder Aeroespacial, que tem por elementos constitutivos a Força Aérea, a Aviação Civil, a Infraestrutura Aeroespacial, a Indústria Aeroespacial e o Complexo Científico-Tecnológico Aeroespacial, e demais áreas temáticas de interesse do Comando da Aeronáutica que venham a substanciar os referidos estudos.

Atualmente, preenche destacado espaço no fazer científico dos estudos sobre o Poder Aeroespacial, pois foi idealizada para dar vazão às tradicionais publicações da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR) e da Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica (ECEMAR) em 1985, e é ainda, um dos poucos periódicos nacionais dedicados ao tema.

A Revista da UNIFA participa também do debate internacional, contando com um Conselho Editorial formado por especialistas dos EUA, Inglaterra e Canadá, e servindo de espaço de expressão para a produção de autores oriundos de outros países.

Quanto aos trabalhos recebidos, a revista aceita:

- Artigos Originais: trabalhos científicos que comunicam resultados de pesquisas concluídas ou em andamento, que discutem ideias, métodos, técnicas, processos e resultados e que apresentam dados originais de descobertas com relação a aspectos experimentais, observacionais ou documentais, com autoria declarada, das diversas áreas do conhecimento;

- Artigos de revisão: englobam e avaliam criticamente os conhecimentos que estão disponíveis a respeito de um determinado tema, com comentários de trabalhos de outros autores e bibliografia abrangente sobre o assunto. Nesses artigos o autor, grande conhecedor da área, descreve e confronta analiticamente uma literatura voltada à comunidade científica;

- Artigos de Atualização: artigos em que se analisam e discutem informações mais recentes de determinado tema (novas técnicas, doutrinas, equipamentos, legislações, manuais, outros);

- Estudos de caso: artigos científico que resulta de uma pesquisa empírica, dedicada a um único caso, sobre uma realidade específica no contexto da vida real. É uma forma de investigação que permite a produção de um conhecimento amplo e detalhado acerca do objeto investigado, possibilitando a identificação de um fenômeno, cujos limites ainda não são bem delimitados;

- Artigos de Opinião: artigos em que o autor, grande conhecedor de determinado assunto, faz uma análise e reflexão de algum fato ou problema relevante, apoiado em teoria pertinente.

Além disso, oferece acesso universal livre, ilimitado e imediato a todas as suas publicações, e não cobra dos autores nenhum tipo de taxa de avaliação ou submissão. A revista também não estipula uma titulação mínima para a submissão de contribuições. A revista da UNIFA aceita submissão de originais em inglês, espanhol e português, mas, caso o artigo seja aceito para a publicação, o autor deverá se encarregar de fornecer uma tradução de nível profissional à revista.

Deve-se frisar também, que o recebimento de originais ocorre em regime de fluxo contínuo. O processo de avaliação das submissões ocorre em duas fases. Na primeira, os editores verificam a adequação dos manuscritos quanto à qualidade, à ética e ao escopo da revista, assim como a suas normas editoriais. Na segunda, o manuscrito é submetido a pareceristas para uma avaliação duplamente anônima (de autor e parecerista) que pode rejeitar, aceitar ou indicar alterações obrigatórias no artigo. O autor principal deve observar o intervalo mínimo de um ano entre a publicação e uma nova submissão.