Energia alternativa na aviação
panorama e desafios
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2023.36.521Palavras-chave:
sustentabilidade, energia alternativa, emissão de gasesResumo
A atual matriz energética global, fortemente dependente de combustíveis fósseis, é insustentável, sendo a principal responsável pela degradação atmosférica e pelo aquecimento global. O transporte aéreo tem aumentado significativamente ao redor do mundo nos últimos anos. No Brasil, o número de voos domésticos e internacionais cresceu 69% de 2009 a 2018. O setor da aviaçãocontribui com aproximadamente 2% da emissão de gases de efeito estufa, uma parcela relativamente pequena do total de emissões na atmosfera. Nesse contexto, a utilização de novas fontes de energia na aviação se faz necessária a fim de mitigar os efeitos negativos da queima dos combustíveis fósseis e para aumentar a sustentabilidade da atividade de transporte aéreo. Este artigo busca responder qual o potencial para a adoção de fontes alternativas de energia em aeronaves no futuro. O objetivo deste artigo é analisar os desafios e oportunidades das energias alternativas, verificando o atual desenvolvimento dessas tecnologias sustentáveis e das barreiras a serem superadas a fim de competirem com a utilização dos combustíveis fósseis. O procedimento metodológico utilizado é de natureza exploratória com base em literatura especializada. Conclui-se que há diversos desafios para que todas as tecnologias abordadas se tornem acessíveis para utilização em escala comercial. Não obstante, passos importantes têm sido realizados, permitindo o surgimento de um maior número de inovações tecnológicas com vistas a um futuro com menor dependência do petróleo e de seus derivados.
Referências
AIAB. ASSOCIAÇÃO DAS INDÚSTRIAS AEROESPACIAIS DO BRASIL. Inserção do Brasil nos biocombustíveis aeronáuticos. Parcerias Estratégicas, v. 16, n. 32, p. 59-64, 2012.
AQUINO, Ana Carolina Rocha de. Avião elétrico: energia renovável fotovoltaica x combustível aeronáutico. 2018.
BAHAROZU, E.; SOYKAN, G.; OZERDEM, M. B. Future aircraft concept in terms of energy efficiency and environmental factors. Energy, Peru, v. 140, part 2, 2017, p. 1368- 1377. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2021.
BETIOLO, Camila R.; ROCHA, Guilherme C.; MACHADO, PR de C. Iniciativas da aviação para redução das emissões de CO2. Simpósio de Transporte Aéreo, v. 8, n. 2009, p. 401-409, 2009.
BONASSA, Gabriela et al. Bioquerosene: Um Estudo de Caso. Revista Brasileira de Energias Renováveis, v. 3, n. 2, 2014.
BRASIL. Governo zera imposto de importação de equipamentos de energia solar. 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/pt-br/noticias/financas-impostose-gestao-publica/2020/07/governo-zera-imposto-de-importacao-deequipamentos-de-energia-solar>. Acesso em: 30 de maio de 2022.
BRASIL. LEI Nº 9.478, DE 6 DE AGOSTO DE 1997. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9478.htm>. Acesso em: 19 de set de 2021.
CLETO, Alberto Carlos da Costa et al. Motores elétricos de alto rendimento. 2012.
Climate Watch. 2020. Washington, DC: World Resources Institute. Disponível em: <https://www.climatewatchdata.org>. Acesso em: 28 maio 2021.
CONNER, Monroe. NASA. NASA Armstrong Fact Sheet: NASA X-57 Maxwell, [S. l.], p. 1, 13 set. 2018. Disponível em: https://www.nasa.gov/centers/armstrong/news/FactSheets/FS-109.html. Acesso em: 01 jun de 2022.
CORTEZ, Luís Augusto Barbosa (Ed.). Roadmap for sustainable aviation Biofuels for Brazil: a Flightpath to aviation biofuels in Brazil. Editora Blucher, 2014.
DAL PONTE, Luccas. O futuro dos motores elétricos na aviação comercial. 2021. Disponível em: <https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/2018/03/av-en-1.pdf>.
DUARTE JÚNIOR, Fernando Heleno. Aviação sustentável: avanços e barreiras. Ciências Aeronáuticas-Unisul Virtual, 2019.
FOLHAPRESS (.org). Azul faz primeiro voo experimental com biocombustível, [s. l.], 20 jun. 2012. Disponível em: https://tribunapr.uol.com.br/noticias/economia/azul-faz-primeiro-voo-experimental-com-biocombustivel/. Acesso em: 10 maio 2022.
GARBIN, Rafael Borne; HENKES, Jairo Afonso. A sustentabilidade na produção de biocombustíveis de aviação no Brasil. 2018.
HOMA, J. M. Aeronaves e Motores: Conhecimentos Técnicos. São Paulo: ASA, 2010.
INTERNATIONAL ENERGY AGENCY. World energy balances 2020: Overview.Paris, France: IEA, 2020.
IPCC (1999) Intergovernmental Panel on Climate Change. Aviation and the Global Atmosphere.
LEAL, Alessandro Araujo. Biocombustível na aviação: progressos e desafios. Ciências Aeronáuticas-Unisul Virtual, 2016.
NASA. Battery Evaluation Profiles for X57 and Future Urban Electric Aircraft. [S. l.: s. n.], 2020. Disponível em: <https://ntrs.nasa.gov/api/citations/20205005267/downloads/EATS_jcc.pdf>. Acesso em: 28 maio 2022.
NASLAUSKI, Matteo Grimberg; HENKES, Jairo Afonso. FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA PARA A AVIAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE O USO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS. Revista Brasileira de Aviação Civil & Ciências Aeronáuticas, v. 1, n. 1, p. 103-126, 2021.
OLIVEIRA, Rafael Schafhauser; HENKES, Jairo Afonso. UMA ANÁLISE SOBRE A POSSIBILIDADE DE USO DOS MOTORES ELÉTRICOS EM AERONAVES COMERCIAIS. Revista Brasileira de Aviação Civil & Ciências Aeronáuticas, v. 1, n. 2, p. 112-141, 2021.
PACHECO, Fabiana. Energias Renováveis: Breves Conceitos. Salvador: Conjuntura Econômica n. 149, 2006.
RAMOS, Leonardo. Qantas: 1º voo transpacífico com biocombustível da história. Aviação, [S. l.], p. 1, 1 fev. 2018. Disponível em: <https://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/2018/02/qantas-1o-voo-transpacifico-com-biocombustivel-da-historia_152943.html>. Acesso em: 10 maio 2022.
RIBEIRO, Nathan Fraga; RIBEIRO, Elones Fernando. Redução na emissão de dióxido de carbono (CO2) através da implementação de biocombustíveis na aviação comercial brasileira. Revista Conexão SIPAER, v. 10, n. 1, p. 45-55, 2019.
SAFYANU, Bashir Danjuma; ABDULLAH, Mohd Noor; OMAR, Zamri. Review of power device for solar-powered aircraft applications. Journal of Aerospace Technology and Management, v. 11, 2019.
SILVA, BEUERMAN GABRIEL DA. OS REFLEXOS DA AVIAÇÃO CIVIL NO MEIO AMBIENTE. Palhoça: [s. n.], 2016. Disponível em: <https://www.riuni.unisul.br/handle/12345/3094>. Acesso em: 27 maio 2021.
SOARES, P.; CENAMO, M. C. Esquema de redução de emissões da Aviação Civil Internacional (CORSIA/ICO): desafios e oportunidades. São Paulo: IDESAM, 2018. Disponível em: <...> Acesso em: 28 maio 2021.
VIANA, Pedro. Aeroflap. Veja este Cessna Grand Caravan de propulsão elétrica, que fez seu primeiro voo, [s. l.], 29 maio 2020. Disponível em: <https://www.aeroflap.com.br/veja-este-cessna-grand-caravan-de-propulsao-eletrica-que-fez-seu-primeiro-voo/>. Acesso em: 1 jun. 2022.
VIANA, Pedro. Embraer mostra em vídeo o seu Ipanema Elétrico voando. , [s. l.], 13 ago. 2021. Disponível em: <https://www.aeroflap.com.br/embraer-mostra-em-video-o-seu-ipanema-eletrico/>. Acesso em: 29 maio 2022.
YOSHINAGA, Fabiana et al. Bioquerosene para aviação: cenário atual e perspectivas futuras. Bioenergia em Revista: Diálogos (ISSN: 2236-9171), v. 10, n. 1, 2020.
ZANONI, Maccos Pavão. O uso de motores elétricos na aviação comercial para a redução da emissão de poluentes na atmosfera. Ciências Aeronáuticas-Unisul Virtual, 2018.

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Breno Ferreira Pereira, Luiz Gustavo Antonio de Souza, Camila Bezerra Calherani Cavalcante

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC