A Atividade de Iniciação Científica na Academia da Força Aérea:
pesquisa para quê?
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2012.25.697Palavras-chave:
Monografia, Pesquisa, Formação, CadeteResumo
As atividades de monografia na Academia da Força Aérea (AFA) têm sofrido, ao longo do tempo, um processo de transformação, tanto em sua formalística quanto em suas intenções acadêmicas. No decorrer dessas mudanças, vem-se acompanhando, principalmente nos três últimos anos, um pouco das dificuldades vivenciadas na elaboração desses trabalhos, o que contribuiu para que se pensasse até mesmo em sua supressão do currículo de formação dos futuros oficiais da Força Aérea. Entretanto, ao levantar as principais dificuldades encontradas, vislumbrou-se a possibilidade de apontar novas perspectivas no que se refere ao processo de produção de conhecimentos na AFA, a fim de que todos os esforços subjacentes à atividade de pesquisa sejam valorizados independente das perspectivas teóricas, metodológicas ou epistemológicas assumidas.
Referências
CARLINO, E. P. A contribuição da atividade de pesquisa para a formação do futuro oficial da Força Aérea. I Encontro Pedagógico do Ensino Superior Militar (I EPESM), 2009, Resende, RJ. Anais eletrônicos... Disponível em: http://www.aman.ensino.eb.br/index.php?option=com_docman&Itemid=60>.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
DEMO, P. Universidade, aprendizagem e avaliação: horizontes reconstrutivos. Porto alegre: Mediação, 2008.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
GATTI, B. A. Prefácio. In: BIANCHETTI, L.; MEKSENAS, P. (Orgs.). A trama do conhecimento: teoria, método e escrita em ciência e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2008.
RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MAZZILLI, S. Aprendendo e ensinando a ser pesquisador: o papel do orientador. In: XIV ENDIPE: Trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas, 2008, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p.1-17. CD-ROM
OLIVEIRA, I. A. Projetos de iniciação científica no campo educacional. In: BIANCHETTI, L.; MEKSENAS, P. (Orgs.). A trama do conhecimento: teoria, método e escrita em ciência e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2008.
SILVA, A. L. R. Monografia fácil: ferramentas e exercícios. São Paulo: DVS Editora, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Eliana Prado Carlino, Adriano Rogério Bruno Tech
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC