Carga de trabalho de instrutores da AFA durante uma instrução de formatura na aeronave T-27

Autores

  • Marcelo Furtado de Almeida Corpo de alunos, Escola Preparatória de Cadetes do Ar, EPCAR, Barbacena, MG, Brasil
  • Fábio Angioluci Diniz Campos Academia da Força Aérea , AFA, Pirassununga, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/rev.unifa.2024.37.616

Palavras-chave:

Aviadores, carga de Trabalho, instrução Aérea

Resumo

A alta demanda cognitiva inerente ao voo é identificada como um fator fundamental que contribui substancialmente para a carga de trabalho (CT) dos pilotos. Essa CT, por sua vez, tem impacto na fadiga, desempenho e segurança de voo. O estudo proposto tem como objetivo avaliar a CT de instrutores de voo militares. Aprofundando-se na conceituação e mensuração da CT, o estudo reconhece sua natureza subjetiva, influenciada por diversas dimensões. A pesquisa foi conduzida com 22 instrutores de voo da Academia da Força Aérea (AFA), focalizando voos de formatura. Como procedimentos metodológicos adotados, o estudo utilizou o questionário NASA-TLX para mensurar a percepção da CT dos instrutores. Os resultados obtidos indicam níveis significativamente elevados de CT, com atenção particular para dimensões como Desempenho, Demanda Mental e Esforço. Essa CT acentuada é associada à necessidade constante de monitorar detalhes cruciais durante voos de treinamento, especialmente ao supervisionar pilotos em formação para garantir a qualidade da instrução e a segurança de voo. Concluindo, este estudo destaca a importância de analisar a CT dos instrutores de voo para compreender os níveis de estresse envolvidos e as dimensões mais influentes nesse contexto. A compreensão da intensidade da CT e das áreas que mais contribuem para sua formação é relevante para a adoção de medidas mitigadoras e o gerenciamento da condição mental dos instrutores de voo.

Biografia do Autor

  • Marcelo Furtado de Almeida, Corpo de alunos, Escola Preparatória de Cadetes do Ar, EPCAR, Barbacena, MG, Brasil

    Major Aviador da Força Aérea Brasileira. É mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional (PPGDHO) da Universidade da Força Aérea (UNIFA). Concluiu o Curso de Formação de Oficiais Aviadores pela Academia da Força Aérea - AFA (2009). Possui os Títulos de Bacharel em Ciências Aeronáuticas, com Habilitação em Aviação Militar, e em Administração, com ênfase em Administração Pública, ambos pela AFA (2009). Possui Cursos de Extensão em Gestão de Projetos pela Universidade Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2020) e Especialização “lato sensu” MBA em Gestão Pública com ênfase em Projetos e Processos pela UNIFA (2021). Possui experiência de 7 anos como instrutor de voo na AFA. Atualmente trabalha na formação dos futuros Cadetes da Aeronáutica, sendo oficial do Corpo de Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar – EPCAR, na cidade de Barbacena-MG.

  • Fábio Angioluci Diniz Campos, Academia da Força Aérea , AFA, Pirassununga, SP, Brasil

    Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2003), Especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (2005) e mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2011). Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba (2017). Professor Efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Ceres durante os anos de 2019 e 2020. Docente e orientador do Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional (PPGDHO) da Universidade da Força Aérea (UNIFA). Tem experiência na área de Educação Física na área de Biodinâmica do Movimento Humano (Desempenho Humano Operacional).

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Publicado

2024-09-20

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Carga de trabalho de instrutores da AFA durante uma instrução de formatura na aeronave T-27. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 37, p. 1–16, 2024. DOI: 10.22480/rev.unifa.2024.37.616. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/616.. Acesso em: 21 nov. 2024.

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