Submissão

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Diretrizes para Autores

REGRAS GERAIS

As regras da Revista da UNIFA são baseadas nas normas de Documentação e Informação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entre elas a NBR 6023/2018, NBR 6028/2021, NBR 10520, etc.

A Editoria Científica se reserva o direito de publicar apenas artigos inéditos. 

ANONIMATO DOS(AS) AUTORES(AS)

Considera-se quebra de anonimato:

  1. qualquer referência explícita da autoria no corpo do texto ou em rodapé;
  2. marcas de revisão presentes no texto, oriundas de ferramentas de informática, como as marcas inteligentes que permitem a identificação da autoria;
  3. nome do usuário cadastrado no programa Microsoft Word®;
  4. citação vinculada ao nome do autor, do orientador da dissertação, tese do autor ou outra obra/publicação; e
  5. qualquer referência dos autores dos trabalhos em relação às respectivas participações em grupos de pesquisa.

ARQUIVO ELETRÔNICO

O autor deverá eliminar qualquer elemento que permita o reconhecimento da autoria do artigo, seja no corpo do texto ou na propriedade do Software do sistema operacional.

 

FORMATAÇÃO DO ARTIGO

1.1.0       Tamanho do artigo

É permitido entre 4000 e 6000 palavras, incluindo o resumo, as referências, tabelas e ilustrações.

A numeração deverá ocorrer a partir da segunda página, no canto superior direito, em fonte 10.

1.1.1  Estrutura formal

Introdução, desenvolvimento (deve conter uma revisão da literatura, os materiais e métodos utilizados, os resultados e/ou discussões obtidos), conclusão e referências.

1.1.2  Formatação

Arquivos em 1 (uma) coluna em Word for Windows, páginas com formato A4; margens superior, inferior, esquerda e direita a 3 cm, 2 cm, 3 cm, 2 cm, respectivamente; fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5.

1.1.3  Título e subtítulo

O artigo deve ser precedido por título e, se houver, subtítulo, separado por dois-pontos.

O título e o subtítulo deverão estar em negrito, na língua do texto, em formato justificado, fonte Arial e tamanho 16. O título deverá ter somente a primeira letra da primeira palavra maiúscula e o subtítulo deverá estar com letras minúsculas, salvo regras gramaticais.

O título e o subtítulo, em inglês e em espanhol, seguem a mesma padronização da estrutura gramatical do título e subtítulo em português, exceto pela apresentação da fonte, que deverá ser itálica, sem negrito, em Arial e tamanho 14.

Evitar abreviaturas e nomes científicos no título e subtítulo. Quando imprescindível, inserir nota de rodapé explicativa.

1.1.4  Dados de identificação e afiliação

Será solicitado o minicurrículo dos autores quando iniciado o processo de avaliação.

1.1.5  Apoio/Agradecimento institucional

O apoio/agradecimento institucional, quando aplicável, deverá ser descrito em nota de rodapé.

Entende-se por apoio/agradecimento institucional a informação que demonstre a participação de instituições em prol da realização da pesquisa, excluindo-se qualquer dúvida quanto a eventuais conflitos de interesses.

1.1.6  Resumo/Abstract/Resumen

O resumo de ser escrito em Língua Portuguesa, em Língua Inglesa e em Língua Espanhola. Deve ser constituído de 100 a 250 palavras, ter um só parágrafo, com espaçamento simples e fonte Arial tamanho 10.

O resumo em Língua Portuguesa deve ser antecedida da expressão “RESUMO”, em caixa alta e negrito.

Os resumos em língua estrangeira devem ser antecedidos da expressão “ABSTRACT” (para resumo em inglês) e “RESUMEN” (para resumo em espanhol) em caixa alta, negrito e itálico.

As siglas e abreviaturas deverão ser precedidas do significado por extenso.

Em relação às regras gerais do resumo, a Revista da UNIFA segue a ABNT 6028/2021.

Os resumos enviados poderão, também, sofrer pequenas alterações pelos revisores.

1.1.7  Palavras-chave

As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, seguida por dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizada por ponto. Devem ser apresentadas 4 (quatro) palavras-chave.

Limitam-se as expressões a até 3 (três) palavras, sendo que somente a primeira letra da primeira palavra ficará em maiúscula.

Siglas poderão ser empregadas, desde que estejam definidas, por extenso, no resumo. 

1.1.8  Palavras-chave em inglês e espanhol

Seguem as mesmas das palavras-chave em português. No entanto, deverão ser antecedidas da expressão Keyword (resumo em inglês) e Palabras-clave (resumo em espanhol), seguida por dois-pontos, separada entre si por ponto e vírgula e finalizada por ponto. Nesse contexto, a fonte será itálico.

1.1.9     Numeração progressiva

Em relação a essa numeração, a Revista da UNIFA segue a ABNT NBR 6024. 

A composição do texto em seções é numerada progressivamente, iniciando-se com a primeira seção INTRODUÇÃO até a CONCLUSÃO, não se enumerando apenas a REFERÊNCIA. 

Somente será permitida a subdivisão até a seção terciária e os destaques para a numeração progressiva das seções deverão ser:

  • SEÇÃO PRIMÁRIA (Todas as letras em maiúsculas e em negrito);
    • Seção secundária (Somente a primeira letra maiúscula e em negrito); e

1.1.1 Seção terciária (Somente a primeira letra maiúscula, sem negrito e sem sublinhado).

1.1.10  Tabelas e Ilustrações

Para tabelas, seguir as orientações das normas de apresentação tabular do IBGE (1993).

O quantitativo de tabelas e ilustrações (quadros, figura, fotografia, fluxograma, etc.) não poderá ultrapassar o número total de 15 por artigo.

As tabelas e ilustrações devem ter numeração em arábico. Títulos estar posicionados acima, as fontes, abaixo e ambos alinhados à esquerda e grafados em Arial 10.

No caso de a fonte ser o(s) próprio(s) autor(es), deverá ser declarada, obrigatoriamente, neste formato. Ex. Fonte: O autor.

Imagens, desenhos, figuras e gráficos deverão estar digitalizados em Grayscale (tom de cinza), com resolução mínima de 300 dpi e nos formatos .TIFF ou .JPEG.

1.1.11  Notas de rodapé

Não são aceitas citações em nota de rodapé, a exceção das notas de rodapé explicativas. Se imprescindíveis, para esclarecimentos adicionais do texto, essas notas não poderão exceder 5 (cinco) linhas por página.

Não poderão ser inseridas referências bibliográficas neste espaço, visto que estas são contempladas em espaço próprio, nas Referências.

1.1.12  Abreviaturas, Siglas e Acrônimos

Abreviaturas, siglas e acrônimos, em português e demais línguas, devem contar sem a forma de plural.

Em se tratando de acrônimo, deverá ser adotada a forma apresentada pela instituição de origem.

1.1.13  Nomes representativos de marcas

Em caso de marca é aceita a forma apresentada pela instituição de origem da marca. Ex: CRUZEX

1.1.14  Nomes de produtos e sistemas

Cada um dos termos desses nomes deverá apresentar a primeira letra em maiúsculo e as demais em formato minúsculo. Em se tratando de termos de língua estrangeira, estes deverão constar em itálico.

Ex: Data Link

1.1.15  Nomes de instituições ou nomes próprios na língua estrangeira

Devem seguir estes exemplos.

Royal Air Force (RAF – Força Aérea Real)

Força Aérea Real (Royal Air Force − RAF)

Quando imprescindível, devem ser iniciados pela sigla.

Ex: A Câmara de Hipóxia Normobárica também pode ser utilizada para treinamentos de atletas e em exame HAST (Hypoxia-Altitude Simulation Test).

1.1.16  Citações

Todas as citações devem estar baseadas na NBR 10520 da ABNT (Citações em Documentos – Apresentação), utilizando o sistema autor-data. 

As citações diretas com mais de três linhas devem ser digitadas em fonte Arial, tamanho 10, com recuo de 4,0 cm da margem esquerda, sem espaçamento entre parágrafos. 

1.1.17  Anexos e Apêndices

A Revista da UNIFA não publica Anexos e/ou Apêndices, uma vez que devem ser integrados (esclarecidos) no corpo do artigo.

1.1.18  Negrito e itálico

Utilizar NEGRITO para:

  1. a) título do artigo;
  2. títulos das referências;
  3. palavras designativas (resumo, resumen, abstract, palavras-chave, palabras clave, keywords, ilustração, fonte, etc.); e
  4. realce de palavra ou texto.

Empregar ITÁLICO para palavras estrangeiras

1.1.19  Referências

As referências, em um mínimo de 10 (dez), devem ser reunidas no final do artigo, em ordem alfabética, e alinhadas à margem esquerda do texto, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo, de acordo com a NBR 6023/2018 da ABNT (Referências – Elaboração).

Exemplos:

VIANNA, H. Estudos de história colonial. São Paulo: Nacional, 1948. 289 p. (Biblioteca pedagógica brasileira. Série 5, Brasiliana, v. 261).

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Centro de Pesquisa e Documentação de História

Contemporânea do Brasil. Movimento tenentista. Rio de Janeiro, [2008?]. Disponível em:

http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos20/CrisePolitica/MovimentoTenen tista. Acesso em: 06 abr. 2012.

REICHMANN, T. Transferência cultural e tradução na internet. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 83-91, jul. 2002.

 

FORMAS DE SUBMISSÃO:

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Eu, autor que envia, garanto que estou autorizado por todos os coautores a submeter esta versão do manuscrito e a ser seu porta-voz durante o processo de revisão e além. Estou ciente de que a revista não pratica nenhuma política de taxas de publicação.
  • Eu, autor que envia, garanto que a contribuição é original e inédita, que nem ele nem qualquer ilustração ou material suplementar, ou qualquer parte dele, estão de alguma forma em violação de qualquer direito autoral original ou derivado existente. Garanto também que este manuscrito - ou versão muito semelhante - não foi publicado anterioremente ou está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • A revista adere a um processo de revisão "duplo-cego" e, portanto, a identidade dos autores deve permanecer desconhecida. Os autores do documento excluíram seus nomes do texto, substituindo com "Autor" e ano usados nas referências e notas de rodapé, em vez do nome dos autores. Importante: com documentos do Microsoft Office ou PDFs, a identificação do autor também deve ser removida das propriedades do arquivo (consulte em Arquivo do Word e Adobe Acrobat).
  • O texto em inglês ou espanhol, caso você não seja um falante nativo, foi revisado usando uma empresa profissional de edição de manuscritos. Esses serviços são pagos e organizados pelo autor.
  • O texto segue formatação, padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para autores, na página Submissão.

Artigos Originais

Trabalhos científicos que comunicam resultados de pesquisas concluídas ou em andamento, que discutem ideias, métodos, técnicas, processos e resultados e que apresentam dados originais de descobertas com relação a aspectos experimentais, observacionais ou documentais, com autoria declarada, das diversas áreas do conhecimento.

Estudos de Caso

Artigos científico que resulta de uma pesquisa empírica, dedicada a um único caso, sobre uma realidade específica no contexto da vida real. É uma forma de investigação que permite a produção de um conhecimento amplo e detalhado acerca do objeto investigado, possibilitando a identificação de um fenômeno, cujos limites ainda não são bem delimitados.

Artigos de Revisão

Englobam e avaliam criticamente os conhecimentos que estão disponíveis a respeito de um determinado tema, com comentários de trabalhos de outros autores e bibliografia abrangente sobre o assunto. Nesses artigos o autor, grande conhecedor da área, descreve e confronta analiticamente uma literatura voltada à comunidade científica.

Artigos de Opinião

Artigos em que o autor, grande conhecedor de determinado assunto, faz uma análise e reflexão de algum fato ou problema relevante, apoiado em teoria pertinente.

Artigos de Atualização

Artigos em que se analisam e discutem informações mais recentes de determinado tema (novas técnicas, doutrinas, equipamentos, legislações, manuais, outros).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.