A Gestão Administrativa de uma Organização Militar:

rotinas e desafios de um gestor de licitações públicas

Autores

  • Rodrigo Antônio Silveira dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2011.24.723

Palavras-chave:

Prática gerencial, Gestão de mudança, Organizações militares, Licitações públicas

Resumo

A prática gerencial é objeto de pesquisa em vários trabalhos, denominados estudos normativos, que resumem o papel do gerente a algumas atividades que conduzem o gestor ao sucesso. Entretanto, não se deve tratar o gerenciamento de uma organização como sendo o cumprimento de uma série de atividades pré-estabelecidas. Salienta-se que as atividades gerenciais são extremamente contingenciais e variam de acordo com o contexto da organização. Assim, cresce a relevância dos trabalhos que descrevem o dia-a-dia da prática gerencial. Desta forma, o objetivo deste trabalho é descrever a atividade gerencial em uma organização militar, por meio das percepções de um Gestor de Licitações Públicas e de seus colaboradores. Para tanto, utiliza-se a metodologia qualitativa. Foram realizadas nove entrevistas etnográficas, que possibilitaram descrever as atividades desenvolvidas pelo gerente de uma organização militar em busca de melhores resultados. Assim, este trabalho descreve as ações de um gestor público para aperfeiçoar as rotinas de seu setor de trabalho, promovendo com sucesso uma mudança de cultura nos seus seguidores e em toda a organização, possibilitando o alcance de níveis mais elevados de produtividade e reduzindo a quantidade de erros cometidos.

Referências

COFFEY, A.; ATKINSON, P. Making sense of qualitative data: complementary research strategies. Thousand Oaks: SAGE Publications, 1996.

GOODALL JR., H. L. Writing the new ethnography. Lanham, AltaMira Press, 2000.

HALES, C. P. What do managers do: a critical review of the evidence. Journal of Management Studies, n. 23, p. 88-115, 1986.

HILL, L. Becoming a manager: how new managers master the challenges of leadership. Boston: Harvard Business School Press, 2003.

McCALL, M. W. Jr.; MORRISON, A. M.; HANNAN, R. L. Studies of managerial work: results and methods. Technical Report no 9. Greensboro: Center for Creative Leadership, 1978.

MINTZBERG, H. The nature of managerial work. New York: Harper and Row, 1973.

______. MBA? Não, obrigado: uma visão crítica sobre a gestão e o desenvolvimento de gerentes. Porto Alegre: Bookman, 2006.

SEIDMAN, I. Interviewing as qualitative research. New York: Teachers College Press, 1998.

SPRADLEY, J. P. The etnographic interview. Belmont: Wadsworth, 1979.

______. Participant observation. Orlando: Harcourt Brace Jovanovich College Publishers, 1980.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VAN MAANEM, J. Tales of the field. Chicago: The University of Chicago Press, 1988.

YUKL, G. Leadership in organizations. New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2005.

Downloads

Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

A Gestão Administrativa de uma Organização Militar:: rotinas e desafios de um gestor de licitações públicas. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 24, n. 29, 2011. DOI: 10.22480/revunifa.2011.24.723. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/723.. Acesso em: 14 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

141-150 de 433

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.