Análise de Influência no Nível de Estresse do Oficial-Aluno do CAP-2/2010

Autores

  • Eliezer Montrezor Dantas Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro/RJ - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2011.24.716

Palavras-chave:

Artigo científico, Estresse, Oficial-aluno, Atividade educativa

Resumo

O presente estudo objetivou identificar a influência da realização do artigo científico no grau de estresse do Oficial-Aluno do CAP-2/2010, tendo como fatores intervenientes quesitos relevantes da rotina do aluno. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva e de campo. Utilizou-se o Inventário de Sintomas de Estresse (ISS), desenvolvido por Lipp e Guevara (1994). Foi também aplicado um questionário sobre a realização do presente artigo e sobre os fatores contribuintes para o estresse. A amostra composta por 109 militares, que correspondeu a 93,2% do universo pesquisado, apresentou as seguintes características: 39,4% estavam estressados na fase de resistência e 3,7% estavam em exaustão. Levantou-se, ainda, que a realização do artigo científico, isoladamente, é uma atividade estressante para 73,4%, e, quando associada às demais tarefas, é agente estressor para 97,2%. O estudo concluiu que o estresse afeta 43,2% da turma; 3,7% se encontravam com alto grau desse sintoma; a realização do artigo científico é um trabalho estressante, principalmente quando somada aos fatores contribuintes citados.

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Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Análise de Influência no Nível de Estresse do Oficial-Aluno do CAP-2/2010. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 24, n. 29, 2011. DOI: 10.22480/revunifa.2011.24.716. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/716.. Acesso em: 19 set. 2024.

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