A Gestão Administrativa de uma Organização Militar:

rotinas e desafios de um gestor de licitações públicas

Autores

  • Rodrigo Antônio Silveira dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2011.24.723

Palavras-chave:

Prática gerencial, Gestão de mudança, Organizações militares, Licitações públicas

Resumo

A prática gerencial é objeto de pesquisa em vários trabalhos, denominados estudos normativos, que resumem o papel do gerente a algumas atividades que conduzem o gestor ao sucesso. Entretanto, não se deve tratar o gerenciamento de uma organização como sendo o cumprimento de uma série de atividades pré-estabelecidas. Salienta-se que as atividades gerenciais são extremamente contingenciais e variam de acordo com o contexto da organização. Assim, cresce a relevância dos trabalhos que descrevem o dia-a-dia da prática gerencial. Desta forma, o objetivo deste trabalho é descrever a atividade gerencial em uma organização militar, por meio das percepções de um Gestor de Licitações Públicas e de seus colaboradores. Para tanto, utiliza-se a metodologia qualitativa. Foram realizadas nove entrevistas etnográficas, que possibilitaram descrever as atividades desenvolvidas pelo gerente de uma organização militar em busca de melhores resultados. Assim, este trabalho descreve as ações de um gestor público para aperfeiçoar as rotinas de seu setor de trabalho, promovendo com sucesso uma mudança de cultura nos seus seguidores e em toda a organização, possibilitando o alcance de níveis mais elevados de produtividade e reduzindo a quantidade de erros cometidos.

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Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

A Gestão Administrativa de uma Organização Militar:: rotinas e desafios de um gestor de licitações públicas. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 24, n. 29, 2011. DOI: 10.22480/revunifa.2011.24.723. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/723.. Acesso em: 8 dez. 2024.

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