Avaliação de desempenho organizacional no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2010.23.801Palavras-chave:
Desempenho, Maturidade, BSC, IndicadoresResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar o estágio de maturidade em que se encontram as organizações subordinadas ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) para a implantação de indicadores de desempenho em seus processos gerenciais. Dada a indisponibilidade de ferramenta adequada para os objetivos propostos, a investigação conduziu ao desenvolvimento de um modelo de maturidade composto por cinco dimensões ligadas aos conceitos de avaliação de desempenho: conhecimento, treinamento, atitude, processo de avaliação e alinhamento estratégico. A construção do modelo e as análises dos dados têm por base os referenciais teóricos ligados à Administração Estratégica (AE), ao sistema de mensuração de desempenho Balanced Scorecard (BSC) e aos modelos de maturidade em gerenciamento de projetos. Para atingir os objetivos, o estudo tomou por base os resultados de um questionário aplicado a três organizações componentes do DCTA. Os resultados revelam a existência de graus de maturidade diferentes nas organizações pesquisadas, apontando para a necessidade de ações específicas do DCTA quando da implantação de metodologias de controle estratégico.
Referências
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial. DCA 80-2: plano estratégico de pesquisas e desenvolvimento 2008-2018. Rio de Janeiro, 2007.
BRASIL. Constituição (1988). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1988.
KAPLAN, R.; NORTON, D. Organização orientada para a estratégia. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
OLIVEIRA, D. P. R. Administração estratégica na prática: a competitividade para administrar o futuro das empresas. São Paulo: Atlas, 2007.
PEREIRA, J. C. R. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências de saúde, humanas e sociais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
PRADO, D. S. Maturidade em gerenciamento de projetos. Nova Lima, MG: INDG Tecnologia e serviços LTDA, 2008.
SOBRAL, F.; PECI, A. Administração teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson prentice hall, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Alan Elvis de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC