Efeito do voo de caça nas respostas autonômicas e no desempenho cognitivo e psicofisiológico de pilotos experientes da Força Aérea:
revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2024.37.654Palavras-chave:
Estresse Psicológico, Pilotos, Frequência Cardíaca, Força GResumo
Durante voos de caça, os pilotos enfrentam riscos como hipóxia e perda de consciência. A revisão explora a relação entre cargas estressoras, respostas autonômicas e desempenho cognitivo desses pilotos. O estudo visa preencher lacunas na compreensão desses elementos críticos na segurança e eficácia durante operações aéreas. Objetivo: identificar a relação entre as cargas estressoras e os efeitos do voo de caça em pilotos experientes, nas respostas autonômicas e desempenho cognitivo. A revisão sistemática elaborada nesta pesquisa foi registrada no PROSPERO (CRD42023495636). As questões de pesquisa foram definidas pelo modelo PICO de acordo com as diretrizes PRISMA, conforme segue: 1. População: Pilotos de Caça Experientes; 2. Intervenção: Voo de Caça, Voo Acrobático, Simulador de Voo; 3. Comparador: Comparação de Voos, Comparação das respostas autonomicas ou cognitivas; 4. Resultados: estresse psicológico, desempenho cognitivo e respostas autonômicas. A pesquisa bibliográfica foi realizada em 4 bases de dados: Pubmed, Embase, Medline e Sportdiscus, utilizando as palavras chaves piloto, estresse fisiológico, hipergravidade em inglês Resultados: Foram encontrados 358 artigos, mas apenas 5 artigos selecionados para revisão final. A análise conjunta desses estudos revela que a frequência cardíaca (FC) emerge como uma variável crucial nas respostas fisiológicas dos pilotos diante de situações extremas, sejam elas de rápida descompressão, missões de combate ou hipóxia. A atipicidade das respostas, evidenciadas em diversos estudos, destaca a complexidade das reações autonômicas em contextos desafiadores.
Referências
Borghini, G., Astolfi, L., Vecchiato, G., Mattia, D., Babiloni, F. J. N., & Reviews, B. (2014). Measuring neurophysiological signals in aircraft pilots and car drivers for the assessment of mental workload, fatigue and drowsiness. 44, 58-75.
BRASIL. (2016). INSTRUÇÕES TÉCNICAS DAS INSPEÇÕES DE SAÚDE NA AERONÁUTICA.
Bustamante-Sánchez, Á., Delgado-Terán, M., & Clemente-Suárez, V. J. J. E. (2019). Psychophysiological response of different aircrew in normobaric hypoxia training. 62(2), 277-285.
Carpenter, M., Allum, J., & Honegger, F. J. E. b. r. (2001). Vestibular influences on human postural control in combinations of pitch and roll planes reveal differences in spatiotemporal processing. 140(1), 95-111.
Choi, B., Lee, Y., Cho, T., Koo, H., & Kim, D. (2015). Detection of G-Induced Loss of Consciousness (G-LOC) prognosis through EMG monitoring on gastrocnemius muscle in flight. Paper presented at the 2015 37th Annual International Conference of the IEEE Engineering in Medicine and Biology Society (EMBC).
Chopp, C. S., Bomar Jr, J. B., Harding, R. M., Holden, R. D., & Bauer, D. H. (1990). Rapid decompression to 50,000 feet: effect on heart rate response. Aviation, space, and environmental medicine, 61(7), 604-608.
Dussault, C., Lely, L., Langrume, C., Sauvet, F., & Jouanin, J. C. (2009). Heart rate and autonomic balance during stand tests before and after fighter combat missions. Aviation, space, and environmental medicine, 80(9), 796-802.
Forster, E. M. (1994). Heart rate response of aircrew during recovery from gradual onset rate+ Gz exposures. Aviation, space, and environmental medicine, 65(1), 55-59.
Gergelyfi, M., Jacob, B., Olivier, E., & Zénon, A. J. F. i. b. n. (2015). Dissociation between mental fatigue and motivational state during prolonged mental activity. 9, 176.
Gillingham, K. K., Makalous, D. L., & Tays, M. A. (1982). G stress on A-10 pilots during JAWS II exercises. Aviation, space, and environmental medicine, 53(4), 336-341.
Green, N. D. J. E. s. a. m. (2006). Effects of long-duration acceleration. 4, 137-158.
Hargens, A. R., Bhattacharya, R., & Schneider, S. M. J. E. j. o. a. p. (2013). Space physiology VI: exercise, artificial gravity, and countermeasure development for prolonged space flight. 113(9), 2183-2192.
Hursh, S. R., Redmond, D. P., Johnson, M. L., Thorne, D. R., Belenky, G., Balkin, T. J., . . . medicine, e. (2004). Fatigue models for applied research in warfighting. 75(3), A44-A53.
Jung, C. M., Ronda, J. M., Czeisler, C. A., & Wright Jr, K. P. J. J. o. s. r. (2011). Comparison of sustained attention assessed by auditory and visual psychomotor vigilance tasks prior to and during sleep deprivation. 20(2), 348-355.
Kang, Y., Yun, M. H., & Kim, S. (2020). Verbal reports influence on pilot flight performance and mental stress under spatial disorientation. Aerospace medicine and human performance, 91(12), 948-955.
Marcora, S. M., Staiano, W., & Manning, V. J. J. o. a. p. (2009). Mental fatigue impairs physical performance in humans. 106(3), 857-864.
Mukai, C. N., Lathers, C. M., Charles, J. B., Bennett, B. S., Igarashi, M., & Patel, S. (1991). Acute hemodynamic responses to weightlessness during parabolic flight. The Journal of Clinical Pharmacology, 31(10), 993-1000.
Neuhaus, C., Hinkelbein, J. J. P. r., & management, b. (2014). Cognitive responses to hypobaric hypoxia: implications for aviation training. 7, 297.
Newman, D. G. (2016). High G flight: physiological effects and countermeasures: Routledge.
Petrassi, F. A., Hodkinson, P. D., Walters, P. L., Gaydos, S. J. J. A., space,, & medicine, e. (2012). Hypoxic hypoxia at moderate altitudes: review of the state of the science. 83(10), 975-984.
Roscoe, A. H. (1978). Stress and workload in pilots. Aviation, space, and environmental medicine, 49(4), 630-633.
Scott, J. P., Jungius, J., Connolly, D., & Stevenson, A. T. (2013). Subjective and objective measures of relaxed+ Gz tolerance following repeated+ Gz exposure. Aviation, space, and environmental medicine, 84(7), 684-691.
Sekiguchi, C., Handa, Y., Gotoh, M., Kurihara, Y., Nagasawa, A., & Kuroda, I. (1978). Evaluation method of mental workload under flight conditions. Aviation, space, and environmental medicine, 49(7), 920-925.
Vanderploeg, R. D. (2000). Clinician's guide to neuropsychological assessment.
Williamson, A., Lombardi, D. A., Folkard, S., Stutts, J., Courtney, T. K., Connor, J. L. J. A. A., & Prevention. (2011). The link between fatigue and safety. 43(2), 498-515.
Whinnery, J. E. (1982). Acceleration induced voltage variations in the electrocardiogram during exhaustive simulated aerial combat maneuvering. Aviat Space Environ Med, 53(2), 147-152.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Wilian de Jesus Santana, Carlos Eduardo Rosa Silva , Katia Bilhar Scapini, Gilberto Pivetta Pires, Edson Koury do Nascimento, Alessandro Barreta Garcia, Paulo de Tarso Veras Farinatti, Aylton Figueira Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC