Treinamento na formação de novos pilotos e uso de simulador digital

Autores

  • André Luís Monteiro Tomaz Esquadrão de Tecnologia da Informação e Comunicações na Base Aérea de Natal, BANT, Natal, RN, Brasil
  • Laís Karla da Silva Barreto Programa de Pós-graduação em Administração, PPGA, Universidade Potiguar, UnP, Natal, RN, Brasil
  • Joyce Mariella Medeiros Cavalcanti Programa de Pós-graduação em Administração, PPGA, Universidade Potiguar, UnP, Natal, RN, Brasil
  • Marcelo Victor Alves Bila Queiroz Programa de Pós-graduação em Administração, PPGA, Universidade Potiguar, UnP, Natal, RN, Brasil
  • Rui Fernando Correia Ferreira Centro de Instrução e Adaptação de Aeronáutica, CIAAR, Lagoa Santa, MG, Brasil
  • Éder Miranda da Silva Coordenação de área, Universidade Potiguar, UnP, Natal, RN, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2024.37.541

Palavras-chave:

Simulador de Voo, Treinamento, Desempenho

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar os efeitos dos programas de treinamento e desenvolvimento aplicados aos novos pilotos da Aviação de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) do 1°/5°Grupo de Aviação (GAV) a partir do uso do simulador C-95M, que foi implementado no 1° semestre de 2019 na Base Aérea de Natal. Na coleta de informações foram inicialmente obtidos dados secundários referentes às fichas de voo dos pilotos matriculados no Curso de Especialização Operacional da Aviação de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (CEO-IVR), especificamente das fases de simulador de voo e instrumento avançado, no período entre 2017 e 2020. As notas de voo dos alunos foram analisadas para medir o efeito proporcionado pelos programas de treinamento e desenvolvimento pesquisados e que foram aplicados. Foi utilizada a técnica de regressão linear simples para cada uma das variáveis e de forma isolada para verificar qual delas influenciou na performance dos pilotos após a adoção das técnicas de treinamento implementadas. Os resultados encontrados sugeriram que os métodos de treinamento adotados apresentaram efeitos positivos na performance psicomotora dos pilotos. Conclui-se, que os achados desta pesquisa contribuirão como base teórica e empírica para a condução de ações que permitam desenvolvimento de competências desejáveis para a formação dos pilotos na realização do CEO-IVR.

Biografia do Autor

  • André Luís Monteiro Tomaz, Esquadrão de Tecnologia da Informação e Comunicações na Base Aérea de Natal, BANT, Natal, RN, Brasil

     Possui bacharelado em Ciências Aeronáuticas e em Administração Pública pela Academia da Força Aérea (2007) e mestrado profissional em Administração pela Universidade Potiguar (2022). Publicou um artigo na Revista da Universidade da Força Aérea no ano de 2021, sob o título: A influência do feedback formativo na Instrução Aérea.

  • Laís Karla da Silva Barreto, Programa de Pós-graduação em Administração, PPGA, Universidade Potiguar, UnP, Natal, RN, Brasil

    Possui Doutorado e Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Realizou Especialização em  Práticas Pedagógicas no Ensino Superior e é graduada em Comunicação Social, Letras e Administração. Atualmente, participa dos grupos de pesquisa 1) Comunicação e Processos de Significação/ UnP, 2) Gestão Estratégica de Negócios: gestão com pessoas / UnP, 3) Universidades, Gestão Pública e Desenvolvimento Regional/ UFCG - cadastrados no CNPq. Integra o quadro docente do Programa de Pós-graduação em Administração - PPgA/ UnP - Mestrado e Doutorado. É vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino em Saúde 
    do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio/CE na linha de pesquisa Currículo, formação profissional e processos de ensino. 

  • Joyce Mariella Medeiros Cavalcanti, Programa de Pós-graduação em Administração, PPGA, Universidade Potiguar, UnP, Natal, RN, Brasil

    Professora na Universidade Potiguar e pesquisadora no Instituto Ânima. Doutora 
    em Administração (2018) pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de 
    pesquisa de Finanças. Fez doutorado sanduíche na Université Paris-Sud 11 (2016-2017), França. Mestra em Administração (2014) e bacharela em Ciências Contábeis (2011), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar, atuando 
    conjuntamente nos programas acadêmico e profissional. É líder do GEPICOMEX 
    (2021), grupo de pesquisa sobre relações internacionais e comércio exterior. Coordena ações extensionistas (2023) na graduação e pós-graduação do Ecossistema Ânima. Tem atuado como avaliadora e publicado em periódicos na área de Administração e Contabilidade. Possui interesses de pesquisa em: contabilidade gerencial; ativos intangíveis; finanças corporativas; métodos quantitativos”

  • Marcelo Victor Alves Bila Queiroz, Programa de Pós-graduação em Administração, PPGA, Universidade Potiguar, UnP, Natal, RN, Brasil

     Possui graduação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013), 
    mestrado (2015) e doutorado (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRN. Atualmente é professor da Escola de Negócios da 
    Universidade Potiguar (UnP) e faz parte do Programa de Pós Graduação em 
    Administração (PPGA-UNP). Possui interesse de pesquisa nos seguintes temas: avaliação de políticas públicas, análise de eficiência organizacional e emprego de 
    métodos quantitativos em ciências sociais aplicadas. 

  • Rui Fernando Correia Ferreira, Centro de Instrução e Adaptação de Aeronáutica, CIAAR, Lagoa Santa, MG, Brasil

    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Graduação em Administração pela Universidade FUMEC (2012). Militar do quadro de Oficias Convocados da FAB, atua no Centro de Instrução e Adaptação de Aeronáutica - CIAAR. Tem experiência em pesquisa e ensino na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica e Administração de Inovação, Administração Pública atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia competitiva, 
    desempenho estratégico, análise comparativa qualitativa, análise de redes, inovação, empreendedorismo e redes organizacionais.

  • Éder Miranda da Silva, Coordenação de área, Universidade Potiguar, UnP, Natal, RN, Brasil

    Tecnologo em Fabricação Mecânica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN 2012). Especialista em Energias Renováveis pela Universidade Potiguar (UnP 2017). Mestre em Engenharia de Processos pela Universidade Potiguar (UnP 2021).  Conselheiro títular do COINCITEC - Comissão de Inovação, Ciência e Tecnologia (desde 2020), Conselheiro titular do CAPTMD - Conselho Administrativo do Parque Tecnológico Metrópole Digital (desde 2020).

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Publicado

2024-08-27

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Treinamento na formação de novos pilotos e uso de simulador digital . Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 37, p. 1–18, 2024. DOI: 10.22480/revunifa.2024.37.541. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/541.. Acesso em: 19 set. 2024.

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