Gestão do Conhecimento na Força Aérea Brasileira:

análise de documentos e registros institucionais

Autores

  • Gabriela Cardoso de Freitas Subdivisão de Intendência, Divisão Administrativa, Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, PAMA-LS, Lagoa Santa, MG, Brasil
  • Marta Maria Telles Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais, Universidade da Força Aérea, UNIFA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2024.37.552

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Força Aérea Brasileira, Modelo SECI, Método OKA

Resumo

Este estudo tem como objetivo examinar a abordagem da Gestão do Conhecimento (GC) nos documentos institucionais da Força Aérea Brasileira (FAB) sob a perspectiva do Modelo SECI (TAKEUCHI; NONAKA, 2008) e do Método OKA (BANCO MUNDIAL, 1999). Realizou-se coleta de dados por meio de consulta ao Boletim do Comando da Aeronáutica (BCA) e ao Sistema de Legislação da Aeronáutica (SISLAER), além de considerar as informações coletadas por Bussmann (2021) em seu estudo sobre a GC no Curso de Ensaios em Voo da FAB. Do exame da abordagem da GC nos documentos institucionais da FAB, identificou-se elementos relacionados às dimensões do Método OKA e aos modos de conversão do Modelo SECI. Entretanto, as orientações refletem intenções de práticas para otimização dos processos de cada Grande Comando e não diretrizes específicas para implementação, corroborando os achados de Bussmann (2021). Considerando-se que o estudo apresentou apenas documentos estratégicos, sem investigar como são operacionalizados nas Organizações Militares (OM) para estudos futuros, sugere-se aprofundar a análise em uma das organizações citadas demonstrando como o tema evoluiu ao longo dos anos.

Biografia do Autor

  • Gabriela Cardoso de Freitas, Subdivisão de Intendência, Divisão Administrativa, Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, PAMA-LS, Lagoa Santa, MG, Brasil

    Aluna do Programa de Pós Graduação em Ciências Aeroespaciais da Universidade da Força Aérea. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), MBA em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá (2020). É Oficial do Quadro de Apoio da Força Aérea Brasileira. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Planejamento, Orçamento e Gestão.

  • Marta Maria Telles, Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais, Universidade da Força Aérea, UNIFA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

    Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Severino Sombra (USS) e em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Pedagogia pela Universidade Severino Sombra (USS). Desenvolveu pesquisas sobre representações sociais e sexualidade com professores de escolas da rede pública de Cuiabá (MT). Também desenvolveu estudos sobre representações sociais e hierarquia militar. Atuou em docência na Educação Básica, docência na Pós-Graduação Lato Sensu e docência na Pós-Graduação Stricto Sensu, em Treinamento e Desenvolvimento, Coordenação Pedagógica da Educação Básica, Direção Escolar do Ensino Médio, Coordenação Acadêmica de Pós-Graduação Stricto Sensu, Direção de Ensino Secretaria Municipal de Educação, Avaliação de artigos científicos e Consultoria Pedagógica. Atualmente é Oficial da Reserva da Aeronáutica, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e atua como Psicopedagoga em Projeto Social.

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Publicado

2024-04-22

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Gestão do Conhecimento na Força Aérea Brasileira: : análise de documentos e registros institucionais. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 37, p. 1–21, 2024. DOI: 10.22480/revunifa.2024.37.552. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/552.. Acesso em: 15 out. 2024.

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