Competências Técnico-Especializadas Desenvolvidas na Formação do Aluno Especialista em Meteorologia

Autores

  • Ronaldo de Souza Brandão Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR)

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2009.22.833

Palavras-chave:

Meteorologia, Formação, Competência, Sargento Especialista

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo verificar se o Curso de Formação de Sargentos (CFS) da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) tem desenvolvido nos alunos da especialidade Meteorologia (BMT), a partir de 2005, as competências profissionais referentes ao campo técnico-especializado. O profissional detentor de competência em sua área de atuação é capaz de articular e mobilizar valores, conhecimentos e habilidades para a solução de assuntos rotineiros e inusitados. Dessa forma, esta pesquisa procurou focar a investigação na estrutura curricular do curso, na visão do instrutor sobre a sua prática didática, na visão do aluno-formando quanto a sua formação e futura atuação operacional, e na visão do oficial Meteorologista sobre o terceiro-sargento recebido no período considerado. O resultado revelado pela pesquisa mostrou que o CFS BMT tem desenvolvido nos alunos, a partir do período considerado, as competências para a atuação que se espera do terceiro-sargento após a formação

Referências

BRASIL. Resolução CNE/CEB 04/99, de 25 de novembro de 1999. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Brasília, DF, 1999.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Ensino da Aeronáutica. ICA 37-38: currículo mínimo do curso de formação de sargentos da especialidade meteorologia. Brasília, DF, 2005.

______. IMA 37-12: validação curricular. Brasília, DF, 1990.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PERRENOUD, P. As competências para ensinar no séc XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

RAMOS, M. N. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

TURRA, G. M. G. Planejamento de ensino. 11. ed. Porto Alegre: Sagra, 1998.

Downloads

Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Competências Técnico-Especializadas Desenvolvidas na Formação do Aluno Especialista em Meteorologia. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 22, n. 25, 2009. DOI: 10.22480/revunifa.2009.22.833. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/833.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 117

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.