Educação a distância no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica
impacto de uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2013.26.585Palavras-chave:
Educação a distância, Força Aérea Brasileira, Teoria Construtivista, Curso de Aperfeiçoamento de OficiaisResumo
A pesquisa teve como objetivo analisar de que forma a utilização da modalidade de educação a distância (EAD) no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, oferecido pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, interferiu no desempenho dos alunos que realizaram o curso nessa modalidade educativa entre 1990 e 1998. A implantação da EAD na Aeronáutica é apresentada em uma contextualização histórica. Foi utilizada a Teoria Construtivista, abordada como base das comunidades colaborativas de ensino e aprendizagem, utilizadas nos sistemas de EAD para alcançar eficiência, e a importância dos fatores tempo e espaço é analisada dentro desse processo. A metodologia da pesquisa caracterizou-se por um estudo exploratório ex-post-facto, seguindo o método hipotético-dedutivo, utilizando basicamente dados qualitativos, com aporte quantitativo. Comparou-se o desempenho dos alunos em EAD ao dos presenciais e o resultado foi: o rendimento médio dos que cursaram a distância mostrou-se inferior. Buscaram-se, então, as possíveis causas, através de questionários junto a um
grupo de ex-alunos a distância. A partir das informações colhidas, foi possível apontar como resultado as prováveis causas do rendimento inferior e confrontá-las com a fundamentação teórica adotada. A pesquisa concluiu que os seguintes aspectos foram os principais condicionantes para o rendimento inferior dos alunos a distância em relação aos presenciais: falta de tempo disponível para os alunos, a fim de que eles pudessem se dedicar efetivamente ao curso a distância, e ausência de comunidades colaborativas de ensino e aprendizagem que promovessem integração e melhorassem o processo educativo a distância.
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