A aviação comercial brasileira durante os anos 1950-1970

a crise da Real, da Panair e da Cruzeiro do Sul

Autores

  • Claudia Musa Fay Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS Porto Alegre/RS - Brasil
  • Geneci Guimarães de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS Porto Alegre/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2013.26.581

Palavras-chave:

Empresas aéreas, Políticas públicas, Crises financeiras, Aviação comercial

Resumo

O objetivo do presente estudo de caso é analisar a crise enfrentada pelas companhias aéreas Real, Panair e Cruzeiro do Sul no período de 1950 a 1970, bem como a introdução de novas tecnologias para o setor, comoo avião a jato. A metodologia empregada foi a análise dos boletins informativos das empresas estudadas, dasfontes bibliográficas a respeito do tema, das reportagens na imprensa, dos sites especializados e da regulaçãoespecífica para o setor aéreo, a fim de refletir sobre os questionamentos propostos. Concluiu-se que os problemasenfrentados eram de múltiplas causas: a dependência externa dos países fabricantes de tecnologia aeronáutica;as variações cambiais; o preço do petróleo; e a formulação de uma política aeronáutica clara e contínua dedesenvolvimento de uma indústria aeronáutica própria. A forte competição, muitas vezes predatória, entre asempresas privadas e a baixa ocupação dos aviões, aliadas aos problemas de gestão e falta de planejamento,contribuíram para aumentar a crise. A fusão de empresas e a forte competição marcaram o período.

Referências

ANDERSON, D. A aviação comercial brasileira. João Pessoa: UFPB, 1979.

BRASIL. Congresso Nacional. Banco do Brasil, Ofício n.º DICAM-80-61. Diário do Congresso Nacional, Brasília, DF, 16 maio 1962, Seção I, p. 2398.

BARBOSA, N. P. Nas Asas da História: lembranças da PANAIR do Brasil. Rio de Janeiro: Agir, 1996.

BORDINI, R. Céus desconhecidos. Porto Alegre: Magister,1996.

CARVALHO, A. P. Geopolítica do transporte aéreo. São José dos Campos, SP: Serviço de Publicações do CTA, 1963.

FAY, C. M. Crise nas alturas: a questão da aviação civil (1927-1975), 2001. 303 f. Tese (Doutorado em História)–Pós-graduação em História, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

NASCIMENTO, M.; BRANT, F. Conversando num bar (Saudade dos aviões da Panair). In: NASCIMENTO, Milton. Minas. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1975. 1 LP.

PEREIRA, A. Aviação comercial brasileira: asas cortadas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966. 101 p.

________. Breve história da aviação comercial brasileira. Rio de Janeiro: Europa, 1987.

________. Memória do Sindicato Nacional dos Aeronautas: sua vida, suas lutas: 1942-1979. Rio de Janeiro: Sindicato Nacional dos Aeronautas, 1995.

SONINO, G. Depois da turbulência. São Paulo: APVAR, 1995.

REAL AEROVIAS. Relatório Anual 1954-1955. São Paulo: Real, 1956.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

A aviação comercial brasileira durante os anos 1950-1970: a crise da Real, da Panair e da Cruzeiro do Sul. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 26, n. 33, 2013. DOI: 10.22480/revunifa.2013.26.581. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/581.. Acesso em: 8 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 172

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.