Treinamento de Coordenação de Tripulações
DOI:
https://doi.org/10.22480/rev.unifa.1990.6.1001Palavras-chave:
Treinamento, Coordenação, Tripulações, Segurança, Força Aérea BrasileiraResumo
O artigo aborda a importância do Treinamento de Coordenação de Tripulações na Força Aérea Brasileira, visando minimizar acidentes causados por falhas humanas. Através do desenvolvimento do potencial humano e da promoção do trabalho em equipe, o treinamento busca superar as limitações do treinamento tradicional, que muitas vezes não considera as interações pessoais e a dinâmica de grupo. A pesquisa da NASA, citada no documento, indica que a maioria dos acidentes aeronáuticos está relacionada à tomada de decisão e à comunicação interpessoal, em vez de apenas habilidades técnicas de pilotagem. O treinamento proposto inclui métodos como exercícios de comunicação, análise de missões e uso de vídeo para autoavaliação, permitindo que os tripulantes identifiquem e corrijam falhas em seu desempenho. A implementação desse treinamento é vista como uma ferramenta vital para garantir a segurança e eficácia das operações aéreas.
Referências
SANTOS, Oswaldo de Barros. Orientação e Desenvolvimento do Potencial Humano. São Paulo. Livraria Pioneira Editora. 1978.
CARROL, J. P. Cockpit Resource Management, Safety’s Last Frontier. United Airlines Training Center, 1984.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luiz César Rodrigues Carrião
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC