A Inovação Tecnológica e a Criação do Conhecimento Organizacional
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2011.23.647Palavras-chave:
Conhecimento, Inovação, Tácito, ConversãoResumo
O 1º/6º Grupo de Aviação é uma unidade aérea da Força Aérea Brasileira que, atualmente, passa por um processo de inovação tecnológica, com a implantação de um novo equipamento em suas aeronaves. A implantação desse equipamento permitirá à unidade cumprir um tipo de missão nunca realizada antes por seus tripulantes. Como consequência, o esquadrão viu-se diante do desafio de buscar conhecimentos que não possuía. Este trabalho se destinou a levantar dados que evidenciassem de que maneira a implantação desse novo equipamento influenciou a dinâmica de criação de conhecimentos na unidade aérea. A fundamentação teórica da pesquisa encontra embasamento na teoria de Nonaka e Taekuchi (1997) que se refere a quatro tipos de conversão entre os conhecimentos tácito e explícito. Por meio de uma pesquisa documental e da entrevista com um militar escolhido por sua experiência e envolvimento em todo o processo de implantação do referido equipamento, a pesquisa pode
concluir que o processo de aquisição dos novos conhecimentos contemplou, em diferentes níveis de profundidade, aqueles quatro tipos de conversão do conhecimento. A pesquisa visou levantar, única e exclusivamente, os aspectos relacionados ao modo de criação do conhecimento organizacional, sem considerar a adequação de tal conhecimento às especificidades de operação do equipamento.
Referências
DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. Working Knowledge: how organizations manage what they know. Harvard: Harvard Business School Press, 2000.
DRUCKER, P. The coming of the new organization. Harvard Business Review, Harvard, v. 66, n. 1, p. 45-53. Jan-Feb., 1988.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2009.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.
SILVA, S.; ROZENFELD, H. Proposição de um modelo para avaliar a gestão do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos. Ciência da Informação,Brasília, v. 36, n.1, p.147-157, jan-abr. 2007.
TOFFLER, A. Powershift: as mudanças do poder. São Paulo: Record, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Paulo Ricardo da Silva Mendes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC