Evolução Tecnológica e Novas Abordagens para o Desenvolvimento da Pesquisa e do Conhecimento no Ensino Militar
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2012.25.696Palavras-chave:
Educação, Forças armadas, Evolução tecnológica, Formação militar, Projetos educacionaisResumo
O estudo apresenta uma revisão sobre a evolução tecnológica na sociedade contemporânea, que objetiva canalizar conhecimentos para o ensino superior militar, estimulando a formação científica do futuro oficial militar. O progresso tecnológico em países desenvolvidos tem como base um sistema educacional dinâmico, catalisador da produção de novas ideias, produtos, sistemas de informação e de conhecimentos, atributos de seu desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural. Por outro lado, a história mostra que países descomprometidos com os desafios da educação são subjugados pela dependência tecnológica. A formação militar superior pode beneficiar se de programas de ensino que promovam a busca de conhecimentos. A formação dos futuros oficiais deve estimular o trabalho problematizado, que reconheça e utilize talentos e valores da organização. Essas abordagens exigem planejamento estratégico, visão de futuro, aceitação de novos paradigmas, pesquisa e investimento no conhecimento humano, uma vez que, em todos os sentidos, o oficial que toma decisões, seja no ar, no mar ou na terra, necessita desses atributos para bem comandar. São discutidos alguns conceitos direcionados aos educadores e gestores na expectativa de incentivar reflexões sobre um melhor gerenciamento do conhecimento. O estudo faz breves considerações históricas sobre ciência, tecnologia e inovação nas forças armadas, além do fenômeno de globalização, da aceleração tecnológica e poder.
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