Uma nova filosofia para a instrução científica
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.1985.1.560Palavras-chave:
Formação de oficiais, instrução científica, quadro de oficiais, funções do oficialResumo
O propósito deste artigo foi demonstrar a necessidade de se promover melhor adequação do conteúdo programático do currículo da Instrução Científica ministrada na Academia, bem como a adequação de sua filosofia de educação, à função do Oficial dentro da Instituição. Para atingir nosso objetivo, utilizamos o método da pesquisa filosófica, valendo-nos de conceitos organizacionais, princípios de ensino e observações pessoais. No que se refere aos Quadros, estes entendemos como funções técnicas, ou seja, partes integrantes do conjunto de atividades específicas, necessárias à consecução dos objetivos de uma organização e exercidas pelo elemento dirigente. A fim de explicarmos melhor esta abordagem, fizemos um estudo das funções do elemento humano no contexto organizacional. Analisando-se o quadro sob o ponto-de-vista educacional, pode-se inferir que, para o executor a educação profissional deve ser estruturada em relação direta com uma atividade específica e seus instrumentos de ação. Porém, para o dirigente, esta estrutura deve ter como base, principalmente, o campo de conhecimento das áreas administrativas e organizacional, independentemente das áreas técnicas que possam envolver as atividades-meio e fim da organização. Consideramos que seria melhor para o Oficial possuir um aprimorado conhecimento de direção, que lhe permitisse assessorar-se bem sobre assunos diversos, do que possuir uma diversificada gama de conhecimentos, porém, a nível básico. (Resumo elaborado pela Editoria da Revista da UNIFA)
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