Ensino à Distância, Educação, Formação de Oficiais, Tecnologia Educacional
DOI:
https://doi.org/10.22480/rev.unifa.1991.7.971Palavras-chave:
Ensino à Distância, Educação, Formação de Oficiais, Tecnologia EducacionalResumo
O artigo discute a implementação do Ensino à Distância (EaD) no Ministério da Aeronáutica, destacando sua regulamentação através de portarias que visam a formação de oficiais e sargentos. O EaD é apresentado como uma alternativa que busca atender às necessidades educacionais da Força Aérea, promovendo a autodidaxia e a autonomia dos alunos. O texto enfatiza a importância de um planejamento cuidadoso e da utilização de métodos científicos para garantir a eficácia do ensino, mesmo na ausência da presença física do professor. Além disso, menciona a necessidade de pessoal tecnicamente preparado para desenvolver e avaliar os cursos oferecidos. O artigo também faz referência ao Instituto de Cursos de Extensão da Air University, que serve como modelo para a implementação do EaD, oferecendo uma variedade de cursos a alunos militares e civis.
Referências
AIR University. The unofficial guide to Masewell and Gunter Air Force Bases, Alabama, Maxwell Air Force Base, 1970.
FAURE, Edgar. Aprendendo a Ser. UNESCO, Tradução de Maria Helena Cavaco e Natercia Paiva. Livraria Bertrand, Lisboa. 1972.
KRAFT, Lothar. Teleducação para o Desenvolvimento. Revista Tecnologia Educacional. ABT (71/72). Rio de Janeiro. Julho 1986.
LISSEANU, Doina P. Ayer y Hoy de la enseñanza a distancia. In El Modo lo Espandl de Educacion Superior a Distancia: La Uned. |EC, Estudios de educacion a distancia. J. Blanco. Madrid, 1984.
REFERENCIAL TEORICO - Tecnologia Educacional. XI Seminário Brasileiro, 1979, Revista Tecnologia Educacional. ABT (71/72). Rio de Janeiro, Julho 1986.
SANTOS, Miguel Angel; Hacer visible lo cotidiano. Teoria crítica de la evaluación cualitativa de centros escolares, Madrid. Ediciones Abal, 1990.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo, Cortez. 1986.
VANEGAS, Juan Francisco. La Selección de Medios Educativos en el Sistema de Educación a Distancia. Congreso Internacional de Ensino a Distancia, Caracas. 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Stela Antunes da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC