Avaliação Institucional: Uma Abordagem Pela Eficácia

Autores

  • José Jorge da Silva Força Aérea Brasileira
  • Reginaldo Porto da Silveira Força Aérea Brasileira
  • Mohamed Ali Osman Força Aérea Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.22480/rev.unifa.2004.17.873

Palavras-chave:

Avaliação Institucional, Eficácia, Efetividade, Planejamento Estratégico

Resumo

O artigo "Avaliação Institucional: Uma Abordagem Pela Eficácia" discute a importância da avaliação das instituições, especialmente no contexto de recursos escassos e crescente competitividade global. A eficácia é apresentada como um fator crucial para a sobrevivência das organizações, destacando que, embora a eficiência e a produtividade sejam desejáveis, a eficácia é fundamental para garantir que os produtos e serviços atendam às necessidades da sociedade. O texto propõe um modelo de avaliação que alinha as referências organizacionais com as demandas sociais, enfatizando a necessidade de comissões permanentes de avaliação nas instituições. Essas comissões devem realizar avaliações internas e externas para garantir a imparcialidade e a precisão dos resultados. O artigo conclui que a adoção de uma política sistemática de avaliação institucional pode melhorar o desempenho das organizações, permitindo que se adaptem às mudanças nas necessidades da sociedade e mantenham sua relevância.

Referências

FLORES, M. X. et al. Planejamento estratégico em C&T: teoria e aplicação. In: Gestão em Ciência e Tecnologia: pesquisa agropecuária. Brasília, DF: EMBRAPA, 1994. p. 17-46.

GONÇALVES, E. L. Indicadores de avaliação institucional: a USP e a Faculdade de Medicina de São Paulo. São Paulo: NUPES, 1994. (Documento de Trabalho 10/94).

HORTON, D. et. al. Seguimiento y evaluación de la investigación agropecuária: manual de referência. Colômbia: Tercer Mundo, 1994.

MARCOVITCH, J. Desempenho organizacional na instituição de pesquisa aplicada. In: MAXIMIANO, A. C. Administração do processo de inovação tecno-lógica. São Paulo: Atlas, 1980. p. 137-146.

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 1991.

MINTZBERG, H. The fall and rise of strategic planning. Harvard Business Review, jan./fev. 1994.

OHAYON, P. Quadro metodológico para a imple-mentação de um sistema de indicadores de avaliação na FAPERJ. Rio de Janeiro: PUC, 1991. 3v.

RISTOFF, D. Avaliação institucional nas universidades brasileiras: o sonho que se transforma em realidade. In:

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Superior. Programa de avaliação institucional das universidades brasileiras. Brasília, DF: SESu, 1994. p. 5-11.

SANTOS, B. S. Pela mão de Alice. São Paulo: Cortez, 1996.

SCHEIN, E. H. Organizational psycology. New Jersey: Prentice Hall, 1965.

VASCONCELLOS, E.; KRUGLIANSKAS, I. Avaliação de desempenho em instituições de pesquisa: critérios e procedimentos. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISA DE ADMINISTRAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 15. Anais. São Paulo, 1990.

VASCONCELLOS, E.; OHAYON, P. Avaliação de programas e projetos. In: SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO EM C&T, 7. São Paulo: USP/IA/FEA, 1995. Apostila/PACTº

Downloads

Publicado

2024-09-24

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Avaliação Institucional: Uma Abordagem Pela Eficácia. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 17, n. 19, 2024. DOI: 10.22480/rev.unifa.2004.17.873. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/873.. Acesso em: 2 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

11-20 de 124

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.