A Qualidade da Informação do Sistema Logístico de Material e Serviço no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo:

uma análise comparativa da última década

Autores

  • Marcos Antonio de Araujo Ventura Universidade da Força Aérea - UNIFA

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2011.24.725

Palavras-chave:

SILOMS, Logística, PAMASP, Informação

Resumo

Este artigo objetiva analisar em que medida evoluiu a qualidade da informação gerada pelo Sistema Integrado de Gestão utilizado no processo de apoio à decisão do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMASP), na última década. Para tal, foi feita uma pesquisa sobre a situação atual, foi abordado o histórico dos últimos cinquenta anos e considerado um planejamento estratégico do Grande Comando, até o ano 2020. O estudo das propostas estratégicas para o período das primeiras décadas aponta para uma gestão mais integrada e baseada em fatores de uniformidade na catalogação e na interoperabilidade das Forças. Através de uma análise comparativa entre o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo e o CINDACTA2 pode-se observar que houve uma permanência de algumas dimensões da qualidade na informação, como mais representativas, enquanto outras foram incluídas ou excluídas do cenário.

Referências

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Tradução Raul Rubenich. 5 ed. Porto Alegre: Bookmann, 2006.

BARTIÉ, Alexandre. Garantia da Qualidade de Software: adquirindo maturidade organizacional. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002 – 9a reimpressão.

BERTALANFFY, L. V. Teoria Geral dos Sistemas: fundamentos, desenvolvimento e aplicações. Tradução de Francisco M. Guimarães. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

BRASIL. COMANDO DA AERONÁUTICA. DIRETORIA DE MATERIAL AERONÁUTICO E BÉLICO. Relatório do Grupo de Trabalho da DIRMAB sobre o Planejamento Estratégico 2003-2020, ILA, São Paulo, 2002.

CRONBACH, L. J. Fundamentos da Testagem Psicológica. Tradução de Carlos Alberto Silveira Neto e Maria Adriana Veríssimo Veronese, 5. ed., Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

FITZSIMMONS, James A. Administração de Serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. Tradução: Lene Belon Ribeiro; revisão técnica: Gustavo Severo de Borba. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

HABERKORN, E. Teoria do ERP: Enterprise Resource Planning. São Paulo: Makron Books, 1999.

JOHNSON, Thienne de Melo e Silva Mesquita; COUTINHO, Mauro Margalho. Avaliação de desempenhode sistemas computacionais. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009a.

______ . Técnicas de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009b.

LEVINE, D. M.; BERENSON, M. L.; STEPHAN, D. Estatística Teoria e Aplicação. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

LINS, Sérgio. Desafios Sistêmicos: lições aprendidas por consultores e executivos que vivenciaram a implantação de sistemas. Rio de Janeiro: E-papers, 2009.

MAÇADA, Antonio Carlos Gastaud; LIMA, Luiz Francisco. Modelo para qualidade da informação na indústria bancária: o caso dos bancos públicos. In: XXXI

ENCONTRO DA ANPAD. Rio de Janeiro, RJ, 2007. Disponível em: < http://www.ea.ufrgs.br/professores/acgmacada/pubs/adi-b2253%20lima%20e%%e7 ada.pdf >. Acesso em: 31 ago 2010.

MAÇADA, Antonio Carlos Gastaud; BRODBACK, Ana Freitag; LIMA, Luiz Francisco. Métrica para a avaliação da qualidade da informação. In: CONGRESSO ANUAL EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. FGV/EAESP. São Paulo, SP, 2006. Disponível em: < http://www.ea.ufrgs.br/professores/acgmacada/pubs/ francisco_macadacati2006.pdf >. Acesso em: 31 ago 2010.

MINTZBERG, Henry. Criando Organizações Eficazes: estruturas em cinco configurações. Tradução Ailton Bonfim Brandão. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

OLIVEIRA, A.J. Qualidade da Informação no Sistema Integrado de Gestão Utilizado na Força Aérea Brasileira. Monografia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, 2008. 64p. Disponível em: < http:// www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/18032/000685255.pdf?sequence=1 >.Acesso em: 31 ago 2010.

TENÓRIO, Fernando Guilherme. Tecnologia da Informação transformando as organizações e o trabalho. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.

Downloads

Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

A Qualidade da Informação do Sistema Logístico de Material e Serviço no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo:: uma análise comparativa da última década. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 24, n. 29, 2011. DOI: 10.22480/revunifa.2011.24.725. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/725.. Acesso em: 14 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

31-40 de 46

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.