Consciência Situacional:
O Emprego do HUD
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2011.24.717Palavras-chave:
Consciência Situacional, Precisão, Simulador de Voo, Navegação AéreaResumo
Esta pesquisa teve como objetivo identificar os fatores relacionados ao emprego do Head-Up Display (HUD) que influenciam o desempenho dos pilotos em procedimentos ILS CAT I, com limites reduzidos de visibilidade e altura de decisão. Para atingir esse objetivo, desenvolveu-se um experimento em simulador de voo e entrevistas com pilotos envolvidos com a instrução em aeronaves EMB-190, em uma empresa aérea e em um esquadrão da Força Aérea de transporte de autoridades. Os experimentos em simulador indicaram que, em voo manual, o HUD diminui o erro lateral, o erro vertical e os desvios de velocidade. Da análise dos posicionamentos dos pilotos nas entrevistas, identificou-se que a característica mais valorizada no HUD é o fato de se ter acesso aos dados essenciais como atitude, energia (velocidade e aceleração), altitude e desvios de trajetória ao mesmo tempo em que se olha para fora, na direção do deslocamento da aeronave. Essa característica da interface do HUD aumenta a qualidade de pilotagem e reduz o tempo de rastreamento dos dados e facilita a transição dos instrumentos para as referências visuais externas. Os resultados levaram a concluir que o emprego do HUD possibilita operações com limites reduzidos de teto e visibilidade por aumentar a precisão da trajetória e a consciência situacional do piloto.
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