Estudo Sobre Mínimos Operacionais Através do Conceito de Performance de Navegação Requerida:
autorização obrigatória (RNP AR)
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2012.25.691Palavras-chave:
Aeródromo, Mínimos Operacionais, Procedimentos de Aproximação, RNP ARResumo
A publicação de um novo conceito de navegação aérea, denominado RNP AR, fez despertar o interesse em se aprofundar o conhecimento sobre os aspectos que interferem no cálculo dos mínimos operacionais de um aeródromo, particularmente quanto à influência exercida por obstáculos. Consoante a essa inquietação, o presente trabalho teve por objetivo analisar até que ponto o conceito RNP AR poderia reduzir a influência que o relevo exerce na determinação dos mínimos operacionais de aproximação da pista 02R do aeroporto Santos Dumont e da pista 15 do aeroporto de Joinville. Conforme a metodologia utilizada, o desenvolvimento do trabalho foi iniciado com a apresentação do referencial teórico, principalmente quanto à definição de mínimos operacionais de aeródromo e descrição do conceito RNP AR. Na sequência, foi realizada a pesquisa experimental que propiciou a aplicação dos conhecimentos descritos e o consequente cálculo dos mínimos operacionais para os aeródromos. Ao final da pesquisa, após a comparação com os atuais mínimos operacionais dos aeródromos, verificou-se que a aplicação do conceito RNP AR permitiu a redução dos mínimos operacionais do aeroporto de Joinville, o que poderia promover uma melhora nas condições operacionais neste aeródromo. No entanto, o mesmo resultado não foi alcançado para o caso do aeroporto Santos Dumont, demonstrando que esse conceito não se aplica a qualquer situação e que uma análise criteriosa deve ser efetuada, antes de sua implementação.
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