A Inovação Tecnológica e a Criação do Conhecimento Organizacional

Autores

  • Paulo Ricardo da Silva Mendes Universidade da Força Aérea - Rio de Janeiro - RJ

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2011.23.647

Palavras-chave:

Conhecimento, Inovação, Tácito, Conversão

Resumo

O 1º/6º Grupo de Aviação é uma unidade aérea da Força Aérea Brasileira que, atualmente, passa por um processo de inovação tecnológica, com a implantação de um novo equipamento em suas aeronaves. A implantação desse equipamento permitirá à unidade cumprir um tipo de missão nunca realizada antes por seus tripulantes. Como consequência, o esquadrão viu-se diante do desafio de buscar conhecimentos que não possuía. Este trabalho se destinou a levantar dados que evidenciassem de que maneira a implantação desse novo equipamento influenciou a dinâmica de criação de conhecimentos na unidade aérea. A fundamentação teórica da pesquisa encontra embasamento na teoria de Nonaka e Taekuchi (1997) que se refere a quatro tipos de conversão entre os conhecimentos tácito e explícito. Por meio de uma pesquisa documental e da entrevista com um militar escolhido por sua experiência e envolvimento em todo o processo de implantação do referido equipamento, a pesquisa pode
concluir que o processo de aquisição dos novos conhecimentos contemplou, em diferentes níveis de profundidade, aqueles quatro tipos de conversão do conhecimento. A pesquisa visou levantar, única e exclusivamente, os aspectos relacionados ao modo de criação do conhecimento organizacional, sem considerar a adequação de tal conhecimento às especificidades de operação do equipamento.

Referências

DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. Working Knowledge: how organizations manage what they know. Harvard: Harvard Business School Press, 2000.

DRUCKER, P. The coming of the new organization. Harvard Business Review, Harvard, v. 66, n. 1, p. 45-53. Jan-Feb., 1988.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2009.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

SILVA, S.; ROZENFELD, H. Proposição de um modelo para avaliar a gestão do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos. Ciência da Informação,Brasília, v. 36, n.1, p.147-157, jan-abr. 2007.

TOFFLER, A. Powershift: as mudanças do poder. São Paulo: Record, 1990.

Downloads

Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

A Inovação Tecnológica e a Criação do Conhecimento Organizacional. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 23, n. 28, 2011. DOI: 10.22480/revunifa.2011.23.647. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/647.. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

61-70 de 81

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.