Net Promoter Score como ferramenta de avaliação e controle de qualidade dos cursos e instruções do Instituto de Medicina Aeroespacial
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2023.36.522Palavras-chave:
Educação, controle de qualidade, medicina militar, medicina aeroespacialResumo
Processos de avaliação são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional, permitindo comparações com padrões e construções de soluções. Contudo, coletas complexas necessitam de capacitação pessoal para o tratamento de dados e tempo, nem sempre resultando em avaliações de fato, tornando questionável a existência e necessidade do processo. Nesse contexto, o Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), da Força Aérea Brasileira, propôs um projeto de avaliação e controle de qualidade para seus serviços na área de ensino, no ano de 2022, por meio do protocolo Net Promoter Score (NPS). O objetivo do presente trabalho foi compartilhar e refletir sobre tal experiência. Dos 393 concludentes de diferentes cursos e instruções, operacionais ou de saúde, ofertados pelo IMAE no ano de 2022, responderam o protocolo 337 militares, correspondendo a 85,8% do total. Os dados foram analisados de forma quantitativa, por meio do “índice de satisfação do cliente”, e qualitativamente, por meio do recurso “nuvem de palavras”. Os índices obtidos para os cursos operacionais e de saúde foram, respectivamente, 74,5% e 74,9%. Esses índices representam o conceito “muito bom”. As palavras “instrutores”, “aulas”, “excelente” e “conhecimento” foram as mais frequentes dentro da análise qualitativa. A atuação dos instrutores e a utilização de equipamentos específicos nas aulas práticas foram considerados aspectos positivos. A necessidade de permanente manutenção e modernização da infraestrutura foi mencionada com frequência. Concluiu-se que o NPS, apesar de simples, permitiu não somente a aquisição de informações, como também a avaliação constante dos serviços de ensino do IMAE durante o ano de 2022.
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