Educação e Tecnologia Pitch para Ciências Militares no CIAAR:

aprendizagem docente e discente

Autores

  • Cynthia Adriádne Santos Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR)

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2019.32.286

Palavras-chave:

Ensino, Ciência Militar, Novas Tecnologias, Pedagogia Interativa, Ciberespaço

Resumo

Neste relato de experiência são apresentadas reflexões e impressões acerca do projeto de ensino intitulado “CFOE 240s: Pitch para Ciências Militares”, aplicado em 2016 e 2017 na graduação tecnológica intitulada Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE) do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR). Na tessitura das considerações acerca desta experiência pedagógica, evidenciou-se a prática de ensino-aprendizagem como fonte empírica de dados, informações e conhecimentos em sintonia com a Pedagogia Dialógica, a Pedagogia de Projetos, a Pedagogia Interativa e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) desenvolvidas no cenário da Cibercultura, aporte teórico analisado em conjunto com a legislação educacional do Ministério da Educação e da Força Aérea Brasileira (FAB). Destacaram-se no trabalho a concepção estratégica de ensino da FAB, materializada no documento PCA 37-11, o Plano de Modernização de Ensino, que apresenta a visão de um ensino conectado às tendências pedagógicas atuais, na qual o sujeito do processo educativo na instituição militar está exposto a exigências bastante específicas e a Concepção Estratégica Força Aérea 100 (DCA 11-45), que apresenta a visão institucional com ênfase na capacidade dissuasória, operacionalidade moderna, tecnologia de ponta nos ambientes aéreo, espacial e cibernético com vista à integração para a defesa dos interesses nacionais. 

Referências

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003. 219 p.

BRASIL. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 jan. 2016.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica. Portaria CIAAR nº 6-T/SDPL, de 18 de janeiro de 2017. Aprova o Plano de Unidades Didáticas da Instrução Geral e Militar do Curso de Formação de Oficiais Especialistas (PUDCFOE GERAL E MILITAR) da Aeronáutica para o Quadro de Oficiais Especialistas (QOE) (MCA 37-75). Boletim do Comando da Aeronáutica, Brasília, n. 21, f. 1190, 7 fev. 2017.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Diretoria de Ensino da Aeronáutica. Portaria DEPENS nº 450/ DE-6, de 17 de novembro de 2015. Aprova a reedição do Plano de Modernização do Ensino da Aeronáutica (PCA 37-11). Boletim do Comando da Aeronáutica, Brasília, n. 213, 19 nov. 2015.

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Diretriz do Comando da Aeronáutica. Portaria nº 94/GC3, 27 de janeiro de 2016. Aprova a reedição da DCA 11-45 “Concepção Estratégica - Força Aérea 100” (DCA 11-45). Boletim do Comando da Aeronáutica, Brasília, n. 17, 1 fev. 2016.

DEWEY, J. Vida e educação. São Paulo: Melhoramentos, 1967.

FREIRE. P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HERNÁNDEZ, F. e VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artmed, 1998.

HERNÁNDEZ, F. Cultura visual, mudança na educação e projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.

KILPATRICK, W. H. Educação para uma civilização em mudança. São Paulo: Melhoramentos, 1967.

LEVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. 193 p.

ROMÃO, J. E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 1999 (Guia da Escola Cidadão, v. 2).

SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

SILVA, M. Sala de aula interativa: A educação presencial e à distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. Campo Grande: INTERCOM, 2001. Disponível em: http://www. portcom.intercom.org.br/pdfs/80725539872289 892038323523789435604834.pdf. Acesso em: 30 jan. 2016.

WELP, A. et al. Entrevista com o professor Fernando Hernandez (2014). Disponível em: http://www.ufrgs.br/revistabemlegal/ edicoes-anteriores/no_1_2014/entrevista-com-o-professor-fernando-hernandez. Acesso em: 30 jan. 2016.

WIENER. N. Cibernética e sociedade: o uso humano de seres humanos. São Paulo: Editora Cultrix, 1954.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

Educação e Tecnologia Pitch para Ciências Militares no CIAAR:: aprendizagem docente e discente. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 32, n. 1, 2019. DOI: 10.22480/revunifa.2019.32.286. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/286.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 231

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.