Gerenciamento de Recursos da Tripulação - Fator de Prevenção de Acidentes

Autores

  • Antonio Sérgio Coutinho da Silva Força Aérea Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.22480/rev.unifa.2000.13.935

Palavras-chave:

Gerenciamento de Tripulação, CRM, segurança na aviação, erro humano, treinamento

Resumo

O artigo "Gerenciamento de Tripulação: Fator de Prevenção de Acidentes" aborda a evolução do Gerenciamento de Recursos da Tripulação (CRM) na aviação, enfatizando sua relevância na redução de acidentes aéreos. Desde os anos 80, o CRM tem sido implementado para aprimorar a comunicação e a colaboração entre os membros da tripulação, visando minimizar o erro humano, que é um dos principais fatores de acidentes. O texto discute as diferentes gerações de CRM, desde a primeira, focada na cabine de comando, até a quarta, que abrange a tripulação completa e recursos externos. Apesar das iniciativas do Comando da Aeronáutica, como cursos e treinamentos, ainda existem desafios na padronização e na adoção do CRM em todas as unidades aéreas. O artigo conclui que a inclusão do CRM no currículo de formação de aviadores é essencial para disseminar essa doutrina e reduzir a ocorrência de erros humanos.

Referências

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Base Aérea do Galeão. Gerenciamento de Recursos da Tripulação. Rio de janeiro, BAGL, 1998. (Apostila).

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Gerenciamento de Recursos da Tripulação. Brasília, CENIPA, 1998. (Coletânea).

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Grupo de Instrução Tática e Especializada. Plano Geral de Ensino do Grupo de Instrução Tática e Especializada. Parnamirim, GITE, 1996. (MMA 37-20).

BRASIL. Comando da Aeronáutica. Grupo de Transporte Especial. CRM - GTE. Brasília, GTE, 1996. (Apostila).

HELMREICH, RL. The Evolution of Crew Resource Management. Austin, Texas, USA, University of Texas at Austin, October 31, 1996.

TRANSBRASIL LINHAS AÉREAS. Crew Resources Management. São Paulo, TRANSBRASIL, 1998. (Manual do Comissário de Bordo).

TRANSPORTES AÉREOS MARÍLIA. Crew Resources Management. São Paulo, TAM, 1998. (Manual do Facilitador).

VIAGÃO AÉREA SÃO PAULO. CRM - Gerenciamento de Recursos da Tripulação. São Paulo, VASP, 1998. (Apostila).

Downloads

Publicado

2024-10-31

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Gerenciamento de Recursos da Tripulação - Fator de Prevenção de Acidentes. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 13, n. 15, 2024. DOI: 10.22480/rev.unifa.2000.13.935. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/935.. Acesso em: 14 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 451

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.