Formação Básica dos Pilotos de R-99: fator de disponibilidade
DOI:
https://doi.org/10.22480/rev.unifa.2001.14.927Palavras-chave:
Amazônia, Soberania, Controle, Formação de Pilotos, Aeronaves R-99Resumo
O artigo discute a complexa realidade da Amazônia, enfatizando a necessidade de um controle efetivo sobre a região devido à exploração desordenada e à falta de vigilância. A colonização da Amazônia foi marcada por ciclos exploratórios que resultaram em problemas ambientais e sociais, como a degradação do meio ambiente e o aumento do narcotráfico. O fortalecimento da presença do Estado é considerado essencial para enfrentar esses desafios. O texto também aborda a formação de pilotos para operar aeronaves R-99, destacando a importância de um treinamento adequado que não comprometa a disponibilidade das aeronaves. A proposta de manter a formação básica dos pilotos sem utilizar as aeronaves R-99 é apresentada como uma solução viável para garantir a soberania sobre a Amazônia.
Referências
BRASIL. Ministério da Aeronáutica. Comando Geral do Ar. Plano Setorial do COMGAR para a Implantação das Aeronaves R-99A e R-99B. Brasília, 1999 (DMA 400-15).
BRASIL. Ministério da Aeronáutica. Estado Maior da Aeronáutica. Implantação das Aeronaves R-99 A e R-99B. Brasília, 1998. (DMA 55-27).
VALADARES, Saulo do A. Instrução de C-95 – Formação Padronizada. Rio de Janeiro: EAOAR, 1995 (monografia).
VALENTE, Eduardo. Anápolis Urgente! – Tudo pronto para a entrada em serviço dos R-99 da FAB. Rio de Janeiro: Revista Força Aérea, n.22, p.70-75, mar.2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Emilio Carlos Ambrogy
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC