Revolução de 1930 em Minas Gerais: Presença do Avião
DOI:
https://doi.org/10.22480/rev.unifa.2001.14.925Palavras-chave:
Aviação, Revolução de 1930, Minas Gerais, Política, HistóriaResumo
O artigo analisa a discreta participação da aviação no movimento revolucionário de 1930 em Minas Gerais. Apesar de algumas ações de reconhecimento e ataques a aeronaves, a presença da aviação foi limitada. O texto menciona a importância de missões de reconhecimento realizadas tanto pela aviação governista quanto pela rebelde, além de destacar a atuação do jornal "O Revolucionário", que documentou eventos significativos durante o período. A análise revela que, embora a aviação tenha desempenhado um papel, este foi mais psicológico do que efetivo em termos de combate. A conclusão aponta para a necessidade de uma avaliação mais profunda sobre o impacto da aviação na revolução e na política mineira da época.
Referências
WANDERLEY, Nelson Freire Lavenerè – História da Força Aérea Brasileira – 2ª edição – Ministério da Aeronáutica – 1975.
MORAES, Aurino – Minas na Aliança Liberal e na Revolução. Edição fac-similar – Câmara dos Deputados – Centro de Documentação e Informação – Coordenação de Publicações – 1990.
MELO FRANCO, Virgílio Alvim de – Outubro de 1930 – 5ª edição. Editora Nova Fronteira – 1980.
ANDRADE, Paulo René de – Três Revoluções: 24,30,32 – Edição do Autor – {197?}
FONTOURA, João Neves da – Memórias - 2º volume – A Aliança Liberal e a Revolução de 1930 – Editora Globo - 1963.
O REVOLUCIONÁRIO – Órgão oficial da 4ª Região Militar revolucionária - Editado em Barbacena, Minas Gerais, no período compreendido entre 04 e 29 de outubro de 1930, tendo como redator o Dr. JOSÉ BONIFÁCIO LAFAYETTE DE ANDRADA.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alcyr Lintz Geraldo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC