Fatores que afetam o desempenho durante a formação operacional na aeronave C-99 A
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2010.23.797Palavras-chave:
Instrução aérea, Desempenho, Frequência de vôo, Formação operacionalResumo
O presente trabalho teve como objetivo a identificação dos fatores que influenciam no divergente desempenho dos pilotos externos da aeronave C-99A do 1°/2° GT durante a formação operacional. Identificar esses fatores possibilita a aplicação de métodos corretivos visando aperfeiçoar o processo utilizado na instrução aérea e aumentar a segurança de vôo nas operações com a aeronave. A coleta de dados foi realizada através da verificação das fichas de avaliação dos pilotos e escalas de vôo. Abordou-se ainda o processo de formação adotado no esquadrão. A pesquisa demonstrou que o desempenho dos pilotos externos sofre influência mais significativa da freqüência de vôo, enquanto que a experiência anterior dos alunos é um fator menos relevante no rendimento durante a formação.
Referências
BLOOM, Benjamin S.; KRATHWOHL, David R; MASIA, Bertram B. A taxonomia de objetivos educacionais 2: domínio afetivo. Tradução Jurema Alcides Cunha. Porto Alegre: Editora Globo, 1976.
BRASIL, Comando da Aeronáutica. Manual do Piloto da Aeronave C-99A do 1°/2° GT. Rio de Janeiro, 2006.
______. Comando da Aeronáutica. Programa de Instrução e Manutenção Operacional do 1°/2° GT. Rio de Janeiro, 2009.
GAGNÉ, Robert Mills. Como se realiza a aprendizagem. Tradução Therezinha Maria Ramos Tovar. Rio de Janeiro: Editora Livros Técnicos e Científicos,1977.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.
GOMES, Maria Paulina. Construindo soluções acadêmicas. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UNIFA, 2007.
KUETHE, James L. O processo ensino-aprendizagem. Porto Alegre: Editora Globo, 1978.
LAEDEVIG, Iverson. A importância da atenção na aprendizagem de habilidades motoras. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, supl.3, p.62-71, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Ivan Pedro Leal Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC