Olimpíada de História Militar:

uma possibilidade educacional

Autores

  • Cláudio Passos Calaza Academia da Força Aérea - AFA Pirassununga/SP - Brasil
  • Tânia Regina Pires de Godoy Academia da Força Aérea - AFA Pirassununga/SP- Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2012.25.713

Palavras-chave:

Educação castrense, Ensino de História Militar, Motivação educacional, Emulação no ensino de História Militar

Resumo

Tratando-se de uma área do conhecimento comum à formação dos quadros da oficialidade nas três Forças Singulares brasileiras, a História Militar está imbuída de uma qualificação que atende a um dos critérios básicos na educação castrense, qual seja: é o estudo da História especializada na arte da guerra como um substituto da experiência direta em um conflito e um subsídio teórico na constituição do pensamento do futuro estrategista militar de cada Força. Por isso, torna-se relevante reforçar a motivação no aprofundamento do estudo dessa matéria, e uma das maneiras consagradas no processo de ensino-aprendizagem consiste em aliar o conteúdo ao lúdico na apreensão do conhecimento. Como no ambiente castrense a emulação é estimulada e a integração entre as Forças é propósito anunciado na Estratégia Nacional de Defesa enquanto política de Estado, este artigo analisa, sob os aspectos pedagógicos e da educação militar, as diversas iniciativas das competições escolares, tendo em vista a proposição de uma olimpíada de conhecimentos em História Militar. Esta seria disputada entre os aspirantes da Escola Naval e os cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras e da Academia da Força Aérea como uma estratégia educativa, motivacional e como forma de estabelecer mais um momento de contato entre os discentes militares numa competição de base intelectual.

Referências

ALMEIDA, P. N. Educação lúdica - técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1987.

ALVES, E. M. S. A ludicidade e o ensino de matemática: uma prática possível. Campinas: Papirus, 2001.

BORUCHOVITCH, E. et al (Org.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2001.

BRASIL. Comando do Exérci to. Diretrizes Educacionais do Exército. Brasília: Departamento de Ensino e Cultura do Exército, 2006.

CAFÉ HISTÓRIA. Uma Olimpíada Que Já EntrouPara A História. Disponível em: <http://cafehistoria.ning.com/prof i les/blogs/arquivo-conversacappuccino-6>. Acesso em: 26 jun. 2011.

CHANDLER, D. G. The Military Maxims of Napoleon. New York: Macmillan, 1997.

CLAUSEWITZ, C. Da Guerra. Prefácio de Anatole Rapaport. Tradução: Maria Teresa Ramos. São Paulo: Martins Fontes, 1979.

FULLER, J. F. C. The foudations of sciense of war. London: Hutchinson & Co., 1926.

HUNTINGTON, S. O Soldado e o Estado: Teoria e Política das Relações entre Civis e Militares. Tradução: José Lívio Dantas. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1996.

LEIRNER, P. C. Meia Volta Volver – um estudo antropológico sobre a hierarquia militar. Rio de Janeiro: FGV, 1997.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MANACORDA, M. A. História da Educação: da Antiguidade aos nossos dias. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MOLINA, O. A Escola e o Ato de Estudar. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, v.11, n. 1/2, p. 93-100, jan./dez. 1985.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA. Breve Histórico. Disponível em: <http://www.obm.org.br/opencms/quem_somos/breve_historico/>. Acesso em: 27 jul. 2011.

OLIVEIRA, T. R. P. G. Ensino de História Militar: uma análise centrada na concepção do ensino de História na formação dos oficiais da Força Aérea Brasileira. 2001. Dissertação (Mestrado em Fundamentos da Educação)-Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2001.

______. O Estudo da Guerra e a Liderança Militar Brasileira (1996-2004). 2004. Tese (Doutorado em Fundamentos da Educação)-Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.

PIAGET, J. A Representação do Mundo na Criança. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2005.

TEBEROSKY, A. O conhecimento cotidiano, escolar e científico no domínio da linguagem escrita. In: RODRIGO, M. J.; ARNAY, J. (Org.). Domínios do conhecimento, prática educativa e formação de professores. São Paulo: Ática, 2002.

WEIGLEY, R. F. Novas Dimensões da História Militar. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1981.

Downloads

Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Artigos de Opinião

Como Citar

Olimpíada de História Militar:: uma possibilidade educacional. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 25, n. 31, 2012. DOI: 10.22480/revunifa.2012.25.713. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/713.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

71-80 de 454

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.