Energia alternativa na aviação

panorama e desafios

Autores

  • Breno Ferreira Pereira Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação, Base Aérea de Natal, BANT, Parnamirim, RN, Brasil
  • Luiz Gustavo Antonio de Souza Departamento de Economia do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, UFF, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil
  • Camila Bezerra Calherani Cavalcante Secretaria da Divisão de Ensino da Academia da Força Aérea, Academia da Força Aérea, AFA, Pirassununga, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2023.36.521

Palavras-chave:

sustentabilidade, energia alternativa, emissão de gases

Resumo

A atual matriz energética global, fortemente dependente de combustíveis fósseis, é insustentável, sendo a principal responsável pela degradação atmosférica e pelo aquecimento global. O transporte aéreo tem aumentado significativamente ao redor do mundo nos últimos anos. No Brasil, o número de voos domésticos e internacionais cresceu 69% de 2009 a 2018. O setor da aviaçãocontribui com aproximadamente 2% da emissão de gases de efeito estufa, uma parcela relativamente pequena do total de emissões na atmosfera. Nesse contexto, a utilização de novas fontes de energia na aviação se faz necessária a fim de mitigar os efeitos negativos da queima dos combustíveis fósseis e para aumentar a sustentabilidade da atividade de transporte aéreo. Este artigo busca responder qual o potencial para a adoção de fontes alternativas de energia em aeronaves no futuro. O objetivo deste artigo é analisar os desafios e oportunidades das energias alternativas, verificando o atual desenvolvimento dessas tecnologias sustentáveis e das barreiras a serem superadas a fim de competirem com a utilização dos combustíveis fósseis. O procedimento metodológico utilizado é de natureza exploratória com base em literatura especializada. Conclui-se que há diversos desafios para que todas as tecnologias abordadas se tornem acessíveis para utilização em escala comercial. Não obstante, passos importantes têm sido realizados, permitindo o surgimento de um maior número de inovações tecnológicas com vistas a um futuro com menor dependência do petróleo e de seus derivados.

Biografia do Autor

  • Breno Ferreira Pereira, Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação, Base Aérea de Natal, BANT, Parnamirim, RN, Brasil

    Bacharel em Ciências Aeronáuticas e Administração Pública pela Academia da Força Aérea - AFA. Atualmente é 2º Tenente Aviador da Força Aérea Brasileira. Tem experiência na área de Ciências Aeronáuticas e Administração Pública.

  • Luiz Gustavo Antonio de Souza, Departamento de Economia do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, UFF, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil

    Professor do Magistério Superior da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Campos dos Goytacazes no Curso de Graduação em Ciências Econômicas. Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Bioenergia (SBE). Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (ESALQ-USP) (2013). Economista registrado no CORECON-SP e formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2007). Pesquisador do Núcleo em Estudos do Agronegócio (NEAGRO) e do Núcleo de Estudos em Economia Aplicada (NEAA) da UFF. Realizou dois Pós-doutoramentos na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) entre 2014 e 2017. Atuou na Academia da Força Aérea como Professor Militar e como Coordenador da Coordenadoria de Produção Científica (CPC) e Adjunto da Subdivisão de Pesquisa e Produção Científica (SPPC) da Divisão de Ensino da AFA. As principais áreas de pesquisa são: Economia da Energia, Economia da Inovação e Logística. As principais linhas de pesquisa são: Bioenergia & Etanol Lignocelulósico (Segunda Geração), Logística e Cadeias Agroindustriais, Competitividade, Análise de Insumo-Produto, Análise de Redes Sociais e Econometria de Séries Temporais.

  • Camila Bezerra Calherani Cavalcante, Secretaria da Divisão de Ensino da Academia da Força Aérea, Academia da Força Aérea, AFA, Pirassununga, SP, Brasil

    Atualmente é 1º Tenente QOCON ADM na Academia da Força Aérea. Mestre em Administração do programa de Mestrado Profissional em Gestão e Inovação na Indústria Animal da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo – FZEA/USP (2023). Graduada em Administração pelo Centro Universitário Anhanguera. Foi Diretora Assistente da Faculdade Anhanguera de Campinas (2014-2019). Especialista em Gestão do Ensino Superior - UNIAG/Anhanguera Educacional - (2010). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas - FATECE/Pirassununga - (2007). Tem experiência em administração escolar e ministra disciplinas relacionadas à administração mercadológica, comunicação social e políticas públicas.

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Publicado

2024-09-19

Edição

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Artigos de Revisão

Como Citar

Energia alternativa na aviação: panorama e desafios. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 36, p. 1–19, 2024. DOI: 10.22480/revunifa.2023.36.521. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/521.. Acesso em: 10 dez. 2024.

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