Análise comparativa das efetividades nas modalidades de educação presencial e online do Instituto de Logística da Aeronáutica
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2015.28.395Palavras-chave:
Educação a distância, Educação online, Educação presencial, Capacitação profissionalResumo
A educação online é caracterizada por um processo de aprendizado no qual estudantes e professores utilizam meios e tecnologias de informação e comunicação, desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Assim, este artigo tem o objetivo de identificar os efeitos da migração de cursos presenciais para a educação online, realizada pelo Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA) no período de 2009 a 2013, na capacitação profissional proporcionada aos servidores que atuam na logística aeroespacial. Como as atitudes e os desempenhos dos docentes, além de outros fatores, formam a base da efetividade de cada modalidade, foram realizadas comparações das respostas das enquetes submetidas aos instrutores e tutores do ILA acerca das práticas didáticas comuns aos modos educacionais. O resultado das comparações foi utilizado como ferramenta para inferir-se sobre a capacitação profissional proporcionada pelo ILA em cada modalidade, no período considerado. Por meio desse estudo, concluiu-se que a educação online proporcionou efetividade de aprendizado superior à Presencial, além das vantagens relativas aos mais baixos custos globais e ao mais baixo impacto na produtividade dos alunos.
Referências
ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e pesquisa. São Paulo, v. 29, n. 2, p. 327-340, 2003. ISSN 1517-9702.
AUSUBEL, D. P. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt Rinehart and Winston, 1968.
BRAGANÇA, R. C. M. A avaliação em educação a distância. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2014.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Comando- Geral de Apoio. Sistema de capacitação do pessoal da logística. ICA 37-563. Rio de Janeiro, 2014.
______. Decreto 5.622/05. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 2005.
DALE, E. 3rd edition of audio-visual methods in teaching. New York: Dryden, 1969.
HERMAN, T.; BANISTER, S. Face-to-face versus online coursework: a comparison of costs and learning outcomes. Contemporary issues in technology and teacher education, 7(4), p. 318- 326, 2007.
KOKEMULLER, N. Online learning vs. classroom learning. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2014.
LEFFA, V. J. Interação virtual versus interação face a face: o jogo de presenças e ausências. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUAGEM E INTERAÇÃO, 2005, São Leopoldo. Trabalhos apresentados no Congresso Internacional de Linguagem e Interação. São Leopoldo: Unisinos, 2005.
MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
PRETI, O. Educação a distância: inícios e indícios de um percurso. NEAD/IE. Cuiabá: UFMT, 1996. 188p.
SANTOS, C. H. A sistemática de planejamento de cursos na modalidade EAD online aliada à construção da aprendizagem significativa. Artigo Científico (Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica)- Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, Universidade da Força Aérea, Rio de Janeiro, 2013.
VALENTE, J. A. Diferentes usos do computador na educação. In:______. Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: Editora da UNICAMP, 1993.
VIEGA, S. Como utilizar a escala de Likert em análise estatística. Disponível em: Acesso em: 01 maio 2014.
VYGOTSKY, L.S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista da UNIFARevista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC