Aplicação dos Sete princípios para a boa prática na educação de ensino superior na Academia da Força Aérea Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2014.27.568Palavras-chave:
Prática educacional, Ensino superior militar, Processo de ensino e de aprendizagem, Academia da Força Aérea.Resumo
Os Sete princípios para a boa prática na educação de ensino superior resultaram de estudo realizado por dois pesquisadores estadunidenses acerca do processo de ensino e de aprendizagem. Tais princípios foram elaborados a partir do senso comum e da observação de como os professores ensinam e como os alunos aprendem. Por meio de questionários aplicados aos cadetes e aos professores da Academia da Força Aérea Brasileira, foram identificadas as preferências dos cadetes quanto ao atendimento dos Sete princípios e a aplicação desses nas aulas, segundo a perspectiva dos docentes. Constatou-se tanto a aplicabilidade dos Sete princípios ao ensino superior militar, quanto a convergência das práticas de ensino preferidas pelos cadetes com as especificadas pelos teóricos. No entanto, considerando-se a discrepância entre os resultados originários dos questionários aplicados aos discentes e docentes, verificou-se que nem sempre cadetes e professores atribuem a mesma importância a alguns princípios, o que pode se tornar um indicativo para o aperfeiçoamento do ensino superior militar.
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