Os Grupamentos de Apoio vistos como Centros de Serviços Compartilhados

Autores

  • Rodrigo Souza Campos Universidade da Força Aérea (UNIFA)

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2019.32.288

Palavras-chave:

Concentração administrativa, Grupamento de apoio, Centro de serviços compartilhados, Inovação em modelo de negócio

Resumo

 Em 2016 foram implantados Grupamentos de Apoio (GAP) objetivando executar os processos de suporte de outras unidades. Nesse contexto, esta pesquisa teve o objetivo de identificar a relação existente entre o modelo de negócio dos Grupamentos de Apoio e o dos Centros de Serviços Compartilhados. Assim, pesquisou-se a legislação afeta ao modelo de atuação dos GAP: Aviso Interno Nº 4/GC3, de 2015; DCA 11-45; PCA 11-110; MCA 21-1; MCA 172-3 e MCA 172-4. Pesquisou-se, também, a bibliografia sobre Inovação em Modelos de Negócios e Centros de Serviços Compartilhados (CSC). Desse modo foi possível identificar as características que constituem os modelos de negócio dos GAP e dos CSC, e as comparáveis em ambos os modelos. Como resultado da pesquisa, concluiu-se que o modelo de negócios dos GAP possui a relação de semelhança como o dos CSC sob os aspectos de Segmentos de Clientes, Proposta de Valor, Canais, Relacionamento com Cliente, Fontes de Receita, Recursos Principais, Atividades-chave, Parcerias Principais e Estrutura de Custo.

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Publicado

2019-06-30

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Os Grupamentos de Apoio vistos como Centros de Serviços Compartilhados. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 32, n. 1, 2019. DOI: 10.22480/revunifa.2019.32.288. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/288.. Acesso em: 3 dez. 2024.

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