Toxicologia de Aviação

Autores

  • George Lima Pinho Força Aérea Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.22480/rev.unifa.1989.5.1006

Palavras-chave:

Toxicologia, Aviação, Drogas, Acidentes, Vigilância

Resumo

O artigo "Toxicologia de Aviação" aborda a importância da toxicologia na segurança da aviação, enfatizando a necessidade de investigar o uso de substâncias psicoativas entre profissionais da aviação. A pesquisa sugere a implementação de métodos de vigilância e controle para identificar e mitigar riscos associados ao consumo de drogas e álcool. O texto discute a coleta de dados toxicológicos e a análise de acidentes, destacando a relevância de entrevistas com vítimas e familiares para entender hábitos de vida. Além disso, propõe a centralização das informações em um sistema que permita a elaboração de índices e taxas de risco, contribuindo para a prevenção de incidentes aeronáuticos. A metodologia proposta visa integrar aspectos físicos, psicológicos e fisiológicos que influenciam a segurança no voo.

Referências

HUGHES, P. H. e Cols-Core Data for Epidemiological Studies of Nonmedical Use. Geneva, OMS, 1980. 100p.

WILLETTE, R. E. e WALSH, J. M. - Las Drogas, el Conductor y la Seguridad en el Transito. Washington, DC-EUA, OMS/OPAS, 1984.45p.

ROUQUAYROL, M. Z. - Epidemologia e Saúde. Fortaleza, Universidade de Fortaleza, 1983.327p.

ALBUQUERQUE FILHO, M. J. C. - ABC do voo Seguro. Brasília - DF, CENIPA, 179р.

BLASIMSKY, M e Cols - Urine Testing of Marijuana Use: Implications for a Variety of Settings. New York, The American Comicil on Marijuana and Other Psychoative Drugs, 1981.49p.

Downloads

Publicado

2024-11-08

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

71-80 de 109

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.