Toxicologia de Aviação
DOI:
https://doi.org/10.22480/rev.unifa.1989.5.1006Palavras-chave:
Toxicologia, Aviação, Drogas, Acidentes, VigilânciaResumo
O artigo "Toxicologia de Aviação" aborda a importância da toxicologia na segurança da aviação, enfatizando a necessidade de investigar o uso de substâncias psicoativas entre profissionais da aviação. A pesquisa sugere a implementação de métodos de vigilância e controle para identificar e mitigar riscos associados ao consumo de drogas e álcool. O texto discute a coleta de dados toxicológicos e a análise de acidentes, destacando a relevância de entrevistas com vítimas e familiares para entender hábitos de vida. Além disso, propõe a centralização das informações em um sistema que permita a elaboração de índices e taxas de risco, contribuindo para a prevenção de incidentes aeronáuticos. A metodologia proposta visa integrar aspectos físicos, psicológicos e fisiológicos que influenciam a segurança no voo.
Referências
HUGHES, P. H. e Cols-Core Data for Epidemiological Studies of Nonmedical Use. Geneva, OMS, 1980. 100p.
WILLETTE, R. E. e WALSH, J. M. - Las Drogas, el Conductor y la Seguridad en el Transito. Washington, DC-EUA, OMS/OPAS, 1984.45p.
ROUQUAYROL, M. Z. - Epidemologia e Saúde. Fortaleza, Universidade de Fortaleza, 1983.327p.
ALBUQUERQUE FILHO, M. J. C. - ABC do voo Seguro. Brasília - DF, CENIPA, 179р.
BLASIMSKY, M e Cols - Urine Testing of Marijuana Use: Implications for a Variety of Settings. New York, The American Comicil on Marijuana and Other Psychoative Drugs, 1981.49p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 George Lima Pinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC