O CLBI e o Mercado de Suborbitais

Autores

  • Cesar Coelho Força Aérea Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.22480/rev.unifa.1998.12.948

Palavras-chave:

suborbitais, CLBI, tecnologia espacial, Brasil, comercialização

Resumo

O artigo discute a inserção do Brasil no mercado de lançamentos suborbitais, que representa uma oportunidade significativa, avaliada em US$ 120 milhões por ano. O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) é destacado como um ativo estratégico, com a capacidade de desenvolver e lançar foguetes da série SONDA. Apesar do potencial tecnológico, o Brasil ainda não investe o suficiente na comercialização de suborbitais, o que limita sua participação em um mercado crescente. O texto propõe uma série de estratégias para modernizar a infraestrutura do CLBI, capacitar profissionais e estabelecer parcerias internacionais, visando maximizar os benefícios econômicos e científicos da exploração espacial.

Referências

AEROSPACE INDUSTRIES ASSOCIATION OF AMÉRICA (AIAA)."The US Aerospace Industry in the 1990 - A Global Perspective". Washington, DC, 1991.

BRASIL. CLBI "Plano Trienal de Metas do CLBI". Natal, RN. 1997 (CONFIDENCIAL).

BRASIL. CLBI "Proposta de Atualização do CLBI para a Comercialização dos Lançamentos de Veiculos Suborbitais". Natal, RN. 1992. (CONFIDENCIAL).

US DEPARTMENT OF COMMERCE, "Space Commerce - An Industry Assessment". Washington, DC, 1988.

US DEPARTMENT OF COMMERCE. "Space Business Indicators". Washington, DC, 1991.

Downloads

Publicado

2024-10-31

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

1-10 de 238

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.