O CLBI e o Mercado de Suborbitais
DOI:
https://doi.org/10.22480/rev.unifa.1998.12.948Palavras-chave:
suborbitais, CLBI, tecnologia espacial, Brasil, comercializaçãoResumo
O artigo discute a inserção do Brasil no mercado de lançamentos suborbitais, que representa uma oportunidade significativa, avaliada em US$ 120 milhões por ano. O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) é destacado como um ativo estratégico, com a capacidade de desenvolver e lançar foguetes da série SONDA. Apesar do potencial tecnológico, o Brasil ainda não investe o suficiente na comercialização de suborbitais, o que limita sua participação em um mercado crescente. O texto propõe uma série de estratégias para modernizar a infraestrutura do CLBI, capacitar profissionais e estabelecer parcerias internacionais, visando maximizar os benefícios econômicos e científicos da exploração espacial.
Referências
AEROSPACE INDUSTRIES ASSOCIATION OF AMÉRICA (AIAA)."The US Aerospace Industry in the 1990 - A Global Perspective". Washington, DC, 1991.
BRASIL. CLBI "Plano Trienal de Metas do CLBI". Natal, RN. 1997 (CONFIDENCIAL).
BRASIL. CLBI "Proposta de Atualização do CLBI para a Comercialização dos Lançamentos de Veiculos Suborbitais". Natal, RN. 1992. (CONFIDENCIAL).
US DEPARTMENT OF COMMERCE, "Space Commerce - An Industry Assessment". Washington, DC, 1988.
US DEPARTMENT OF COMMERCE. "Space Business Indicators". Washington, DC, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cesar Coelho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC