Excelência Escolar e Formação Continuada em Guerra Eletrônica na Força Aérea Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2009.22.832Palavras-chave:
Guerra eletrônica, Currículo, Educação continuada, Ambiente eletromagnéticoResumo
Este trabalho buscou avaliar a influência da harmonização curricular do ciclo de educação continuada para a área de Guerra Eletrônica (GE) sobre a excelência escolar apresentada pelos alunos do Curso de Especialização em Análise de Ambiente Eletromagnético (CEAAE) no módulo técnico durante o período de 1998 a 2002. Para isso, utilizaram-se os métodos de pesquisa descritiva, através de pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Para possibilitar um encadeamento lógico das idéias foi realizada uma retomada das origens do CEAAE como passo inicial de um programa de institucionalização da excelência nos domínios da guerra na Força Aérea Brasileira (FAB). Foram identificadas as características especiais do profissional que o CEAAE forma e o impacto de suas ações sobre o progresso da FAB. Em seguida foi realizado um estudo da harmonia curricular entre as diversas fases do ciclo de formação continuada em GE e sua relação com a excelência escolar. Finalmente, após criteriosa análise e interpretação dos dados, respaldada no embasamento teórico apresentado, chegou-se à conclusão que a Excelência Escolar apresentada pelos alunos do módulo técnico do CEAAE no período de 1998 a 2002 foi significativamente influenciada pela Harmonização Curricular do ciclo de educação continuada em GE.
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