Perspectivas para a propulsão híbrida no Brasil

Autores

  • Susane Ribeiro Gomes Programa de Pós-Graduação de Engenharia Aeronáutica e Mecânica do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) São Paulo, Brasil
  • Leopoldo Rocco Junior Programa de Pós-Graduação de Engenharia Aeronáutica e Mecânica do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) São Paulo, Brasil
  • Koshun Iha Programa de Pós-Graduação de Engenharia Aeronáutica e Mecânica do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) São Paulo, Brasil
  • José Atílio Fritz Fidel Rocco Programa de Pós-Graduação de Engenharia Aeronáutica e Mecânica do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2010.23.808

Palavras-chave:

Motor-foguete híbrido, Propulsão aeroespacial, Propulsão híbrida, Motor de apogeu

Resumo

A produção de pequenos, micro e nanosatélites está crescendo de forma acelerada tendo, como consequência, um aumento na produção de veículos lançadores dos mais variados tipos e desempenhos, dando início a uma elevada concorrência por uma posição relevante neste importante mercado internacional. Desta maneira, países em desenvolvimento devem reunir esforços no sentido de entrar nesta competição, ainda nesta década, enquanto ainda há espaço nesta atividade. Esta tentativa deve compreender o desenvolvimento de um programa espacial relacionado ao desenvolvimento de veículos lançadores para atender à demanda de posicionar satélites em órbitas baixas e altas. Esta demanda deve motivar as empresas provedoras de serviços de satelitização a encontrar maneiras econômicas de lançá-los independentemente de tamanho e órbita a ser alcançada. Por este motivo, explorar diferentes maneiras de providenciar o lançamento de satélites pelo uso de motores-foguete do tipo híbrido, um sistema de propulsão química que ganha cada vez atenção dos pesquisadores da área de propulsão aeroespacial, torna-se imperioso pelas suas características de custos de produção reduzidos e alta segurança operacional. Desta maneira, este artigo pretende apresentar a viabilidade dessa tecnologia, lidando inicialmente com aspectos de projeto e operação, aplicados ao desenvolvimento deste ramo da ciência no Brasil.

Referências

ALTMAN, D. The Encyclopedia of Physical Science and Technology. [S.l.:s.n.], 2001. v.14

ALTMAN, D. ; HUMBLE, R. Hybrid rocket propulsion systems. In: Space Propulsion Analysis and Design. New York. McGraw-Hill, 1995. pp. 365–441.

BURKHARDT, H. et.al. Evaluation of Propulsion Systems for satellite End-Of-Life De-Orbiting. AIAA Journal. [S.l : s.n.]. p. 2002-4208.

CARMICINO, C., Alcuni Aspetti della Balistica Interna di um Endoreattore a Propellenti Ibridi e del Comportamento di Ugelli a Spina Troncata. 2002 Dissertation, Univ. of Naples “Federico II”, Naples, Italy, 2002.

CARMICINO, C.; RUSSO, S. A performance comparison between two different injector configurations in a hybrid rocket. Aerospace Science and Technology, v. 11, n. 1, 2007.

GRANT A. R. et.al. Performance comparison of HTPB-Based solid fuels containing nano-sized energetic powder in a cylindrical hybrid rocket motor. 38th AIAA/ASME/SAE/ASEE Joint Propulsion Conference & Exhibit, 2002. 2002-3576

GREINER, B. ; FREDERICK, R. A., Jr., Results of Labscale Hybrid Rocket Motor Investigation, AIAA Paper 92-3301, July 1992.

IMAMURA, T.; SHIMADA, O.; YUASA, S., Effects of Swirling Oxygen Flow on the Performance of a Hybrid Rocket Engine. Proceedings of the 36"’ Karabeyoglu, A., M., Zilliac, G., Cantwell, B., J., De Zilwa, A., Castelluci, P., “Scale-up high regression rate liquefying hybrid rocket motors.” AIAA paper 2003-1162.

JANOVSKY, R. et. al. End-of-life de-orbiting strategies for satellites Deutscher Luft-und-Raumfahrtkongress 2002. DGLR-JT2002-028

KARABEYOGLU, M.; ALTMAN, D., The transient behavior of hybrid rockets. AIAA Paper 97-2936, 1997.

KNUTH, W.H. et al., Experimental investigation of a vortex-driven high-regression rate hybrid rocket engine. AIAA Paper 98-3348, 1998.

MARXMAN, G.A.; GILBERT, G.M., Turbulent boundary layer combustion in the hybrid rocket. In: SYMPOSIUM (INTERN.) ON COMBUSTION, THE COMBUSTION INSTITUTE, 19.,1963, [S.l.]. Anais..., 1963. p. 371-383.

MARXMAN, G. A.; WOOLDRIDGE, C. E., Research on the combustion mechanism of hybrid rockets. Combustion and Propulsion Panel, AGARD, NATO. San Diego: [S.n]. 1965.

RISHA, G.A., et.al. Metals, Energetic Additives, and Special Binders Used in Solid Fuels for Hybrid Rockets. Fundamentals of Hybrid Rocket Combustion in Astronautics and Aeronautics, v. 218, p. 423-442, 2007.

SUTTON, G.P.; BIBLARZ, O., Rocket propulsion elements, 7th ed. [S.l.] : John Wiley & Sons, 2001, Cap. 15.

YUASA, S.. A technique for improving the performance of hybrid rocket engines. Los Angeles: [s.n.], 1999. p 99-2322.

Downloads

Publicado

2010-06-01

Edição

Seção

Artigos de Atualização

Como Citar

Perspectivas para a propulsão híbrida no Brasil. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 23, n. 26, 2010. DOI: 10.22480/revunifa.2010.23.808. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/808.. Acesso em: 16 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

181-190 de 415

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)