Olimpíada de História Militar:
uma possibilidade educacional
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2012.25.713Palavras-chave:
Educação castrense, Ensino de História Militar, Motivação educacional, Emulação no ensino de História MilitarResumo
Tratando-se de uma área do conhecimento comum à formação dos quadros da oficialidade nas três Forças Singulares brasileiras, a História Militar está imbuída de uma qualificação que atende a um dos critérios básicos na educação castrense, qual seja: é o estudo da História especializada na arte da guerra como um substituto da experiência direta em um conflito e um subsídio teórico na constituição do pensamento do futuro estrategista militar de cada Força. Por isso, torna-se relevante reforçar a motivação no aprofundamento do estudo dessa matéria, e uma das maneiras consagradas no processo de ensino-aprendizagem consiste em aliar o conteúdo ao lúdico na apreensão do conhecimento. Como no ambiente castrense a emulação é estimulada e a integração entre as Forças é propósito anunciado na Estratégia Nacional de Defesa enquanto política de Estado, este artigo analisa, sob os aspectos pedagógicos e da educação militar, as diversas iniciativas das competições escolares, tendo em vista a proposição de uma olimpíada de conhecimentos em História Militar. Esta seria disputada entre os aspirantes da Escola Naval e os cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras e da Academia da Força Aérea como uma estratégia educativa, motivacional e como forma de estabelecer mais um momento de contato entre os discentes militares numa competição de base intelectual.
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