Históricas Contribuições das Escolas Militares para a Consolidação do Ensino da Matemática no Brasil

Autores

  • Alessandro Firmiano de Jesus Academia da Força Aérea (AFA) São Paulo/SP - Brasil
  • Daverson Antonio Gonçalves Centro Universitário Claretiano São Paulo/SP - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22480/revunifa.2012.25.712

Palavras-chave:

Matemática, Ensino Superior, Academia Real Militar, Historiografia

Resumo

A criação e o estabelecimento das Escolas Militares, nos vários períodos da história do Brasil, contribuíram de forma significativa para o ensino da matemática. Esta ciência, apresentada desde as primeiras letras com os padres jesuítas, até a sua inserção nos principais centros acadêmicos dos dias atuais, obteve, no seu ciclo evolutivo, características institucionais herdadas do âmbito militar. Neste trabalho, que é apresentado sob a forma de uma pesquisa bibliográfica, são identificados os apontamentos históricos e relevantes à consolidação do ensino superior na área da Matemática. A historiografia utilizada está cadenciada por períodos que iniciam na época colonial e atingem a fase contemporânea. A discussão apresentada considera o momento político, os anseios sociais da época e os seus movimentos culturais para relacionar o grau de desenvolvimento científico da matemática superior com as mudanças e proposições atualizadas em decorrência do avanço no ensino nas Escolas Militares.

Referências

BRASIL. Carta de lei de 4 de dezembro de 1810. Dispõe sobre a criação da Academia Real Militar do Rio de Janeiro. Lex: Coleção das Leis do Brasil. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/Internet/InfDoc/conteudo/Colecoes/Legislacao/Legimp-B1_62.pdf#page=2>. Acesso em: 31 ago. 2011.

______. Decreto de 9 de março de 1832. Reforma a Academia Militar da Côrte, incorporando nela a dos Guardas Marinhas; e dá novos estatutos. Lex: Coleção das Leis do Brasil, 1831-1840, Atos do Poder Executivo - 1832. Leis do Império. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/Internet/InfDoc/conteudo/colecoes/ Legislacao/Legimp-15/ Legimp-15_30.pdf#page=1>. Acesso em 31 jul. 2011.

______.Decreto nº 140, de 9 de março de 1842. Aprova os Estatutos da Escola Militar. Lex: Coleção das Leis do Brasil, 1841-1850, Atos do Poder Executivo - 1842. Leis do Império. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/Internet/InfDoc/conteudo/ colecoes /Legi s lacao/ legimp-28/Legimp-28_41.pdf>. Acesso em 31 jul. 2011.

______. Decreto nº 2.116, de 01 de março de 1858. Aprova o regulamento reformando da Escola de Aplicação do Exército e do Curso de Infantaria e Cavalaria da Província de S. Pedro do Rio Grande do Sul, e os estatutos da Escola Militar da Corte. Lex: Coleção das Leis do Brasil, 1858, Atos do Poder Executivo - 1851-1860. Leis do Império Disponível em: http://www.camara.gov.br/Internet/InfDoc/conteudo/colecoes/Legislacao/1858-pronto/leis858/dec%20n% b02116- p1-01031858.pdf#page=1>. Acesso em 31 jul. 2011.

______. Decreto nº 5.600, de 25 de abril de 1874. Dá estatutos à Escola Politécnica. Coleção das Leis do Brasil, 1874, Atos do Poder Executivo - 1871-1880. Leis do Império. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/internet/infdoc/conteudo/colecoes/legislacao/legimpcd-06/leis1874-v1e2/pdf52.pdf#page=1>. Acesso em 31 jul. 2011.

______. Decreto nº 2.221, de 23 de janeiro de 1896. Aprova os estatutos da Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Coleção das Leis do Brasil, 1896, Atos do Poder Executivo - 1871-1880. Leis do Império. Disponível em <http://www.camara.gov.br/Internet/InfDoc/novoconteudo/Legislacao/Republica/leis1896/pdf22-.pdf#page=4>. Acesso em 31 jul. 2011.

CAMENIETZKI, C. Z. Esboço biográfico de Valentin Stansel (1621-1705), Matemático Jesuíta e Missionáriona Bahia. Ideação, Feira de Santana, n. 3, p. 159-182, 1999.

CUNHA, L. A. A universidade temporã: o ensino superior da colônia à Era Vargas. 3. ed. São Paulo: Unesp, 2007.

D’AMBROSIO, B. S. The dynamics and consequences of the modern mathematics movement for Brazilian mathematics education. Indiana: Indiana University, 1987.

D`AMBROSIO, U. História da matemática no Brasil: uma visão panorâmica até 1950. Saber y Tiempo, v. 2, n. 8, p. 7-37, jul./dez. 1999.

FREITAS, I. A. Para pensar um novo mundo: a geografia dos jesuítas no Brasil. Mercator - Revista de Geografia da Universidade Federal do Ceará, ano 2, n. 03, p 31-44, 2003.

MORALES, C. Uma história da educação matemática no Brasil através dos livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental. 2003. Monografia- Faculdade de Educação São Luís, Jaboticabal-SP, 2003. Orientação de Lúcia Vasquez.

MORMELLO, B. H. O Ensino de matemática na Academia Real Militar do Rio de Janeiro, de 1811 a 1874. 2012. Dissertação (Mestrado), Universidade de Campinas, Campinas-SP, 2010. Orientação de Rogério de Monteiro Siqueira.

MOTTA, J. Formação do Oficial do Exército. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1998.

SILVA, C. P. A matemática no Brasil: uma história de seu desenvolvimento. 3. ed, São Paulo: Edgard Blücher, 2003.

VALENTE, W. R. Uma história da matemática escolar no Brasil, 1730-1930, 2. ed. São Paulo: Annablume; FAPESP, 2007.

ZUIN, E. S. L. Da régua e do compasso: as construções geométricas como um saber escolar no Brasil. 2001. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal Fluminense, Belo Horizonte, 2001. Orientação de Maria Martins David.

Downloads

Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Históricas Contribuições das Escolas Militares para a Consolidação do Ensino da Matemática no Brasil. Revista da UNIFA, Rio de Janeiro, v. 25, n. 31, 2012. DOI: 10.22480/revunifa.2012.25.712. Disponível em: https://revistadaunifa.fab.mil.br/index.php/reunifa/article/view/712.. Acesso em: 10 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

111-120 de 211

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.