Históricas Contribuições das Escolas Militares para a Consolidação do Ensino da Matemática no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2012.25.712Palavras-chave:
Matemática, Ensino Superior, Academia Real Militar, HistoriografiaResumo
A criação e o estabelecimento das Escolas Militares, nos vários períodos da história do Brasil, contribuíram de forma significativa para o ensino da matemática. Esta ciência, apresentada desde as primeiras letras com os padres jesuítas, até a sua inserção nos principais centros acadêmicos dos dias atuais, obteve, no seu ciclo evolutivo, características institucionais herdadas do âmbito militar. Neste trabalho, que é apresentado sob a forma de uma pesquisa bibliográfica, são identificados os apontamentos históricos e relevantes à consolidação do ensino superior na área da Matemática. A historiografia utilizada está cadenciada por períodos que iniciam na época colonial e atingem a fase contemporânea. A discussão apresentada considera o momento político, os anseios sociais da época e os seus movimentos culturais para relacionar o grau de desenvolvimento científico da matemática superior com as mudanças e proposições atualizadas em decorrência do avanço no ensino nas Escolas Militares.
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