O Campo de Pouso da Base Aérea de Manaus e o Aeroporto de Ponta Pelada:
resultados de uma aproximação americana
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2012.25.705Palavras-chave:
Borracha, Campo de pouso, Aeroporto, DestacamentoResumo
O presente artigo busca identificar o período e as etapas que contribuíram para a abertura da pista de pouso da Base Aérea de Manaus. O levantamento toma como ponto de partida o segundo período da borracha (década de 1940) e sua influência no processo de abertura da pista de pouso de Ponta Pelada – região Centro-Sul de Manaus. Para entender esse momento, a pesquisa utiliza-se de diferentes estudos e documentos, tais como obras bibliográficas, periódicos, leis e decretos para, desta forma, compreender os contextos e definir as relações que conduziram à edificação do Aeroporto Internacional Getúlio Vargas, na década de 1950, e ao início das atividades da Força Aérea Brasileira na mesma região.
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