Análise Motivacional do Atual Quadro de Instrutores do Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2010.23.608Palavras-chave:
Motivação, Instrutores, Fatores, 3º Grupo de AviaçãoResumo
A presente pesquisa foi elaborada com o objetivo de identificar, à luz da Teoria da Motivação-Higiene, de Frederick Herzberg, os
fatores organizacionais que influem na motivação para o trabalho dos atuais instrutores do Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (1º/3º GAV), considerando os referidos militares como “engrenagem” fundamental para o cumprimento da missão atribuída ao esquadrão. O principal método utilizado para a obtenção das informações necessárias a esta pesquisa descritiva foi o levantamento de dados, a partir de questionário, sendo possível identificar os fatores positivos e negativos, limitados aos propostos por Herzberg, que influenciam os militares observados. Após a devolução do questionário por todos os instrutores pesquisados, os dados coletados foram tabulados, analisados e interpretados com base no referencial teórico. Com isso, obteve-se como resultado final a identificação de fatores positivos como sendo: o trabalho em si, a realização profissional, a responsabilidade atribuída ao instrutor, as relações interpessoais, as condições de trabalho proporcionadas pela aeronave A-29 e a atual administração da Unidade Aérea (UAE) e de fatores negativos como: o reconhecimento profissional, as possibilidades de progressão profissional, a remuneração atual, as condições físicas do ambiente de trabalho e as políticas e diretrizes organizacionais atuais. Portanto, os resultados deste trabalho são de extrema importância na medida em que podem ser utilizados como subsídios para análises mais profundas sobre os fatores observados, a fim de nortear ações no sentido de fortalecer ou corrigir os pontos levantados.
Referências
BERGAMINI, C. W. Motivação nas organizações. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
BRASIL. Comando da Aeronáutica. ICA 19-10: programa de trabalho anual da Terceira Força Aérea. Brasília, DF, 2010.
______. Comando da Aeronáutica. Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica. Reações a mudanças. Rio de Janeiro, 2006. Apostila.
CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
______. Introdução à teoria geral da administração. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
DEJOURS, C. A loucura do trabalho. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1980.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
HERZBERG, F. The motivation to work. New Jersey: The World Publishing, 2004. Disponível em: <http://books.google.com.br>. Acesso em: 29 mar. 2010.
KELLET, A. Motivação para o combate. Rio de Janeiro: Bibliex, 1987.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
MOURA, N. Um vôo na história. Rio de Janeiro: FGV, 1996.
STEVENSON, W. J. Estatística aplicada à administração. São Paulo: Harbra, 1981.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Alessandro da Costa Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC