Adaptação dos Pilotos ao Sistema Automatizado do Helicóptero EC-135
DOI:
https://doi.org/10.22480/revunifa.2010.23.607Palavras-chave:
Helicópteros, Adaptação, Sistema automatizado, Aviação de Asas RotativasResumo
O presente trabalho teve como objetivo a identificação dos fatores que contribuíram para a adaptação ao sistema automatizado de voo disponível na aeronave EC-135. Identificar estes fatores reveste-se de grande relevância para o Grupo de Transporte Especial (GTE), visto que foi possível prover um conhecimento dos fatores que influenciaram a adaptação a este tipo de recurso, adequando-os ao Plano de Instrução e Manutenção Operacional (PIMO). É realizada a verificação das fichas de voo dos pilotos, Relatório de Horas de Voo e de um questionário por eles respondido. Pode-se verificar que o comportamento de aceitação dos pilotos frente à nova tecnologia, o conteúdo programático do PIMO ministrado no GTE e a experiência pregressa de voo foram fatores que contribuíram para a adaptação ao voo na aeronave EC-135.
Referências
ALLPORT, G. W. Personalidade: padrões de desenvolvimento. 4. ed. São Paulo: E.P.U.: EDUSP, 1973.
BRASIL. Ministério da Defesa. Comando da Aeronáutica. Grupo de Transporte Especial. Programa de Instrução e Manutenção Operacional. Brasília, DF, 2009.
______. Programa de Trabalho Anual da V Força Aérea. Rio de Janeiro, RJ, 2009.
CURRY, R. E. The introduction of new cockpit technology: a human factors study. California: National Aeronautics and Space Administration, 1985.
GAGNÉ, R. M. Como se realiza a aprendizagem. Tradução de Therezinha Maria Ramos Tovas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
WADSWORTH, B. J. Inteligência e afetividade na criança na teoria de Piaget. São Paulo: Pioneira, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Denys Martins de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Revista da UNIFA permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) - Revista da UNIFA é regida pela licença CC-BY-NC